A história da educação, no Brasil, manifestada por suas principais tendências pedagógicas, possibilitando perceber o movimento de análise e questionamento da dimensão hegemônica da educação escolar e, nesse sentido, compreender o importante papel que a educação não escolar assume nesse processo de redimensionamento da função da escola. Nesse sentido sistematize os principais conceitos e referências que definem a educação em espaço escolar (formal), em espaço não escolar (não formal) e a informal, produzindo um texto reflexivo. O texto escrito deve ser construído com base nos materiais e videoaulas da disciplina.
Respostas
As características que definem a ação da educação não formal são o ensino sem vínculos burocráticos, bem como, o ensino sem seguimento de planejamento estratégico.
A falta de vínculos burocráticos se dá pelo fato de que o aluno irá aprender, porém não será certificado com isso de maneira formal.
A ausência de planejamento estratégico se dá pelo fato de que essa modalidade não tem prazos a se cumprir, sendo estes bem mais flexíveis.
Todo cidadão tem direito a educação, com isso, além de ensinar lições a população, a educação faz com que os indivíduos cresçam mentalmente, o que gera uma sociedade melhor e justa para todos.
O direito a educação promove a inclusão social de diversos grupos, o que é de extrema importância para um país tão miscigenado como o Brasil.
Cabe ao governo disponibilizar esse direito com qualidade a população para com isso ser desenvolvido uma sociedade melhor e justa para todos.
Bons estudos!