Respostas
Resposta:
Samuel P. Huntington (Nova Iorque, 18 de abril de 1927 — Martha’s Vineyard, 24 de dezembro de 2008) foi um cientista político norte-americano, muito influente nos círculos politicamente mais conservadores.
Tornou-se conhecido por sua análise do relacionamento entre os militares e o poder civil, por suas investigações acerca dos golpes de estado e, principalmente, por sua polêmica teoria do choque de civilizações, inspirada pelo historiador e filósofo polonês Feliks Koneczny, segundo a qual os principais atores políticos do século XXI seriam civilizações e não os estados nacionais, e as principais fontes de conflitos após a guerra fria, não seriam as tensões ideológicas mas as culturais.
O conceito do choque de civilizações apareceu pela primeira vez em um artigo publicado em 1993 na revista Foreign Affairs. Posteriormente, Huntington ampliou sua tese no livro "O choque de civilizações", publicado em 1996 e traduzido em mais de 39 idiomas.
Samuel Huntington foi autor, co-autor e editor de 17 livros e mais de 90 artigos acadêmicos sobre seus principais temas de trabalho. Mais recentemente, analisou as ameaças que a imigração representa para os Estados Unidos. Ele é considerado um importante autor conservador contemporâneo.
Principais Obras:
The Soldier and the State: The Theory and Politics of Civil-Military Relations (1957)
The Common Defense: Strategic Programs in National Politics (1961)
Political Order in Changing Societies (1968)
The Crisis of Democracy: On the Governability of Democracies (1976)
American Politics: The Promise of Disharmony (1981)
The Third Wave: Democratization in the Late Twentieth Century (1991)
The Clash of Civilizations and the Remaking of World Order (1996). Publicada no Brasil como O choque das civilizações e a recomposição da nova ordem mundial. Rio de janeiro: Objetiva, 1997. (Ed. Port.: O choque das civilizações e a mudança no ordem mundial. Gradiva Editora, 1999).
Who Are We? The Challenges to America's National Identity (2004)
America is not a lie; it is a disappointment. (2004)
Espero ter ajudado na pesquisa!