• Matéria: Pedagogia
  • Autor: lizatlopes
  • Perguntado 7 anos atrás


Para os pesquisadores, os povos tradicionais possuem um vasto conhecimento sobre a natureza e uma rica cultura adquiridos ao longo de várias gerações. No entanto, notaram que havia pouco conhecimento sistematizado a respeito das práticas alimentares das comunidades indígenas e quilombolas, então, resolveram fazer uma pesquisa na comunidade indígena da aldeia Kanindé de Aratuba e no quilombo da Serra do Evaristo em Baturité; ambos localizados no Ceará. A questão que norteou a pesquisa foi: “o que se mantém de alimentos tradicionais nessas duas comunidades, uma vez que a alimentação tem se modificado não apenas nas cidades, mas também no campo?” Buscou-se levantar e analisar as práticas alimentares utilizadas, de modo a resgatar o fazer de comidas típicas.

A pesquisa foi embasada teoricamente em autores que discutem os saberes das comunidades tradicionais e questões relativas à segurança alimentar dessas comunidades. Pautou-se no método etnográfico com abordagem qualitativa, tendo sido realizadas observações in loco, coleta de depoimentos dos moradores e levantamento de informações em materiais bibliográficos.

Como resultados foram apresentadas descrições de ambas as comunidades: sua localização, origem histórica, moradores, tradições, cultura etc. Nos depoimentos dos moradores foram revelados diversos saberes, por exemplo, “descobriu-se que alguns homens que trabalhavam com agricultura há décadas, tinham métodos designados como experiências de prever se o inverno seria bom para plantio” (p. 67). Identificou-se como pratos típicos na aldeia o mungunzá salgado e o pirão de fava e no quilombo o mungunzá salgado, o doce de mamão e a cocada. Foi acompanhado e registrado o modo de fazer de cada prato.


Avaliação dissertativa

Pondere a respeito do porquê de os saberes dos indígenas e quilombolas sobre agricultura e práticas alimentares não serem considerados conhecimento científico, enquanto o conhecimento produzido pelos pesquisadores a respeito desses saberes é considerado científico. Apresente, em seus argumentos, as características dos métodos científicos, usando exemplos extraídos do próprio texto.

Respostas

respondido por: henriquec1001
222

Os saberes dos indígenas e quilombolas sobre agricultura e práticas alimentares não são considerados conhecimento científico, enquanto o conhecimento produzido pelos pesquisadores a respeito desses saberes é considerado científico.  

Pois os conhecimentos indígenas são inatos, ou seja, adquiridos por meio de experiências.

Já o conhecimento de pesquisadores é fundamentando em teses e fatos concretos, o que gera o conhecimento científico.

Bons estudos!


divisumclorum: Não são Inatos e outra coisa, experiência não caracteriza inatismo e sim o conhecimento empírico :)
respondido por: kekalimaferreira
321

Resposta:

0 conhecimento dos indígenas e quilombolas a respeito das praticas alimentares e agricultura não pode ser rotulado como conhecimento cientifico , e sim como um conhecimento empírico, pois são adquiridos ao longo da vida, baseado nas experiencias vividas ou vinda de gerações anteriores, diferentemente do conhecimento cientifico que produz o conhecimento a partir do saberes e outros fenômenos concretos e observáveis, advindo de uma investigação metódica e sistemática , partindo do principio popular que se dá nas relações entre os indivíduos e os meios na qual estão inseridos, onde suas características são: real, fatual, contingente, sistemático, aproximadamente falível, verificável, objetivo, e transcendente aos fatos claros e preciso.

Perguntas similares