Baterias de lítio, utilizadas em dispositivos eletrônicos portáteis, são constituídas de células individuais com ddp de 3,6 V. É comum os fabricantes de computadores utilizarem as células individuais para a obtenção de baterias de 10,8 V ou 14,4 V. No entanto, fazem a propaganda de seus produtos fornecendo a informação do número de células da bateria e sua capacidade de carga em mAh, por exemplo, 4 400 mAh.
Respostas
Portanto a maior “capacidade de carga” com 12 baterias individuais se encontra na associação em paralelo das doze. Mas então a fem (a ddp em circuito aberto) seria apenas 3,6 V.
Vamos aos dados/resoluções:
A "capacidade de carga" expressa em unidade de medida de corrente vezes tempo, de um bateria está relacionada com o tempo de autonomia para uma específica corrente. E a "capacidade de carga" aumenta quando baterias são associadas em paralelo pois para uma dada corrente, menor será a corrente em cada elemento da associação em paralelo.
Como foi dito anteriormente, a maior “capacidade de carga” com 12 baterias individuais se encontra na associação em paralelo das doze. Mas então a fem (a ddp em circuito aberto) seria apenas 3,6 V.
E Para se obter 10,8 V há que se associar 3 baterias individuais em série e 14,4 V necessita 4 em série, Logo, se há disponíveis 12 baterias então se associam em paralelo 4 conjunto de 3 baterias em série e esta associação, com fem equivalente de 10,8V terá “maior capacidade de carga” do que associando 3 conjuntos em paralelo de 4 baterias em série, resultando esta última associação em uma fem equivalente de 14,4V.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Resposta:
Apenas completando a resposta anterior,
Explicação:
de acordo com a questão apresentada no Enem, será letra A) A bateria de 10,8 V, porque possui combinações em paralelo de 4 conjuntos com 3 células em série.