Respostas
Resposta:SOCIOLOGIA E FILOSOFIA
• 2293 dias astrás
Pode se dizer que a sociologia tenha sido originada com algumas ambições filosóficas, para fornecer uma conta do curso da história humana, para explicar a crise social do (europeu) do século 19, e a procurar os caminhos para o bem-estar social e da reforma social.
Como Bottomore apontou as ambições filosóficas ou os objetivos da sociologia ainda estão vivos, pode-se encontrar conexões entre a sociologia e a filosofia em três aspectos que são explicadas abaixo.
Três ligações entre as duas:
1. Filosofia da Sociologia:
Qualquer ciência tem uma filosofia própria, no sentido de que se compromete a adquirir conhecimentos relevantes para seu campo em suas próprias maneiras legítimas. Sociologia está sempre vigilante em seu exame dos métodos, conceitos e argumentos. Esta análise filosófica é mais urgente sentida na sociologia do que nas ciências naturais, devido à própria natureza da sociologia.
2. Sociologia entretém pensamentos filosóficos:
Mais do que qualquer outra ciência social, sociologia aumenta em maior medida os problemas filosóficos em seus estudos. Assim, um estudo sociólogo é obrigado a considerar as questões filosóficas que estão sempre no fundo do problema sociológico
Tanto Durkheim e Manheim pareciam afirmar que a sociologia pode fazer uma contribuição direta para a filosofia, no sentido de resolver questões filosóficas. Durkheim, por exemplo, escreveu, "Eu acredito que a sociologia, mais do que qualquer outra ciência, tem uma contribuição a dar para a renovação de questões filosóficas. A Reflexão sociológica é obrigada a prolongar-se por um progresso natural na forma de reflexão filosófica ". Em seu próprio estudo da religião Durkheim transgrediu o campo do pensamento sociológico e entrou na discussão epistemológica.
Explicação: