Respostas
Como a figura da rosácea é simétrica, você pode analisar apenas um dos quadrados para entender. Perceba que para cada pétala existe dois espaços em branco dentro de cada quadrado. O segredo é descobrir essa área e reduzir da área do quadrado para encontrar a área dos canteiros.
Considere que cada pétala é formada por um arco de circunferência de raio R = 1, esqueça a parte de baixo da pétala. Esse arco de circunferência cobre 90° (ou 1/4 de círculo). Nesse caso, considerando que nao existe pétala, apenas o quarto de circunferência dentro do quadrado, o pedacinho em branco em cima da primeira pétala teria área:
onde é a área do pedacinho em branco, é a área do primeiro quadrado e é a área do arco de circunferência dentro do primeiro quadrado (sem considerar o pedacinho em branco debaixo da primeira pétala).
Entao:
Ou seja, a área de cada um dos pedacinhos em branco é 1/4. Para saber a área da rosácea basta calcular a área do quadrado total e subtrair esses espaços em branco:
onde é a área da rosácea e é a área total dos quatro quadrados (4 m²). Como existem 8 espaços em branco, é multiplicado por 8.
Agora sabendo a área dos canteiros e quanto espaço cada muda necessita, o número de mudas será dado por:
Onde é o número de mudas (resposta do exercício) e é a área requerida por cada muda (400 cm²).
Primeiramente, vamos converter esses 400 cm² para uma unidade comum, no caso m²:
*Aqui o método de conversao pouco importa, você pode usar o método que preferir.
Agora: