1)
A concepção de paisagem surge inicialmente ligada à pintura. Esta desempenhou um papel determinante na construção dos códigos estéticos de apreciação da natureza. SALGUEIRO, Teresa Barata. Paisagem e Geografia. In.: Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia, v. XXXVI, no 72, 2001, p. 37-53. Lisboa, Portugal.
Nesse cenário, pode-se afirmar que as asserções abaixo, são verdadeiras ou falsas.
I - A pintura de paisagens levou as pessoas a encarar a natureza de outra maneira, pois ao fazer dela tema de quadros, objeto e condição de beleza, valorizou o território como fonte de espetáculo, fruição estética, e instituiu uma nova forma de olhar o território em busca do prazer.
II - Nas artes, o conceito Paisagem só passaria a ganhar lugar de destaque, a partir do Renascimento.
III - O indivíduo e a Natureza seriam uma coisa só; nela inseridas, as pessoas não poderiam lançar o olhar sobre, caracterizando o distanciamento que permitisse olhá-la como um objeto, ou seja, um outro separado de mim.
Assim, as afirmativas estão respectivamente:
Alternativas:
a)
Apenas a afirmativa 3 está correta;
b)
As afirmativas 1 e 2 estão corretas, mas a afirmativa 3 está incorreta;
c)
As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas;
d)
As afirmativas 1, 2 e 3 estão incorretas;
e)
As afirmativas 2 e 1 estão incorretas, mas a afirmativa 3 está correta;
2)
A outra perspectiva contemporânea, que em alguma medida transpareceu na subseção da "hermenêutica da paisagem", é a paisagem "como um texto". Trabalho de referência nesta perspectiva é a obra "A Cidade como Texto", de James S. Duncan (1990).
I - Nas teorizações esposadas pelo autor acima, a questão da viabilidade da leitura/interpretação de uma paisagem é colocada como um dos pontos principais.
II - Assim, tendo em vista que a paisagem pode ser lida como texto, o próximo passo se dá na direção de como efetuar esta leitura. Nesse sentido, um dos recursos utilizados para a inteligibilidade das paisagens culturais tem recaído sob a utilização de metáforas literárias.
III - Assim como construções textuais se valem da linguagem metafórica, de igual modo as paisagens transparecem como textos culturais recheados de metáforas. Da mesma forma que uma metáfora aponta para sentidos além da literalidade textual, as paisagens culturais apontam para sentidos além das aparências.
IV - A noção de que as paisagens podem ser lidas como textos metaforizados viabiliza uma pluralidade de interpretações, significados e conexões textuais, expondo as mais diversas realidades culturais, isto proporciona uma infinidade de sentidos possíveis para as experiências paisagísticas dos seres humanos.
As afirmativas acima estão:
Alternativas:
a)
V, V, V, V;
b)
V, F, V, V;
c)
F, F, V, F;
d)
V, F, V, F;
e)
F, V, V, V;
Respostas
Resposta:
Alguém conseguiu responder corretamente? Na minha só diz que tem questão errada, não sei qual seria.
Segundo o conceito de paisagens a alternativa correta é:
1 - Estão corretas:
I - A pintura de paisagens levou as pessoas a encarar a natureza de outra maneira, pois ao fazer dela tema de quadros, objeto e condição de beleza, valorizou o território como fonte de espetáculo, fruição estética, e instituiu uma nova forma de olhar o território em busca do prazer.
II - Nas artes, o conceito Paisagem só passaria a ganhar lugar de destaque, a partir do Renascimento.
Podemos considerar que a Asserção 3 esta correta se considerarmos a pintura de paisagens antes do Renascimento, mas esta incorreta se considerarmos durante o Renascimento, entretanto acho que o enunciado acredita que a alternativa correta é:
c) As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas;
2- a) V, V, V, V;
Espero ter ajudado!