Respostas
Resposta:
No ano de 1904, estourou um movimento de caráter popular na cidade do Rio de Janeiro (capital do país). O motivo que desencadeou a revolta foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola. A situação do Rio de Janeiro, no início do século XX, era precária.
Explicação:
tentei resumir parça boa sorte
Em resumo, foi uma rebelião popular ocorrida no Rio de Janeiro, contra a vacina anti-varíola, em novembro de 1904. Ela se deu como uma revolta da população contra a lei que obrigava a vacinação contra a varíola.
Explicação:
Na época o Rio de Janeiro sofria com a falta de um sistema eficiente de saneamento básico. E isso acabava desencadeando constantes epidemias, onde a população de baixa renda, que morava em habitações precárias, eram as principais vítimas deste contexto.
Até então o atual presidente Rodrigo Alves preocupado com esta situação resolveu colocar em prática um projeto de saneamento básico e reurbanização do centro da cidade, o que acabou desalojando diversas pessoas.
Embora esses objetivos fossem positivos, eles foram aplicados de forma autoritária e violenta. Em alguns casos, os agentes sanitários invadiam as casas e vacinavam as pessoas a força, provocando revolta.