Respostas
Resposta:
Assinar
Entrar
O Estado Moderno e a expansão marítima europeia
Esta aula é gratuita!
Basta fazer seu cadastro para ter seu acesso ao melhor conteúdo para vestibulares e Enem.
Entre com o Facebook
Experimente todo o conteúdo 7 dias grátis!
VestibularVestibular
A partir do século XI a Europa Ocidental passou por um conjunto de mudanças que culminou no fim do regime feudal. Foi nesse período que ocorreu a chamada Revolução Comercial, consistente no crescimento da atividade econômica, antes secundária, e no consequente aumento da influência dos comerciantes ou burgueses.
O fortalecimento econômico da burguesia ocorreu simultaneamente ao enfraquecimento da nobreza e, consequentemente, ao fortalecimento da monarquia. De fato, havia uma convergência de interesses entre a burguesia e a monarquia, na medida em que esta pretendia retomar o poder sobre o todo o reino, enquanto àquela seria favorável essa centralização a fim de possibilitar a unificação do sistema de pesos e medidas, da cunhagem de moedas e do sistema tributário.
Os Estados em que a monarquia conseguiu recuperar todo o seu poder passaram a ser chamados de Estados Modernos ou Monarquias Nacionais, caracterizadas pela concentração de todos os poderes na pessoa do rei (absolutismo). Foram esses Estados que possibilitaram a expansão ultramarina europeia a partir do século XV, fato que levou à ocupação da América, ao renascimento da escravidão e à intensa exploração econômica das terras descobertas. Com o poder novamente centralizado em suas mãos, os monarcas passaram a adotar uma política econômica mercantilista, caracterizada pela concepção metalista de riqueza e pela teoria da balança comercial favorável.