Respostas
Resposta:
a)Qual a região do continente africano onde se originou o Reino de Kush?
R:No norte da Africa,na região da Núbia,atualmente o Sudão
b)Como o Reino de Kush expandiu seus domínios?
R:A partir do declínio da civilização egípcia,envolvida em disputas e conflitos. O reino de Kush dominou Tebas e impôs um governo dos chamados faraós negros.
c)De que modo o Reino de Kush foi destruído?
R:Pelos diversos ataques de povos vizinhos,até que,no seculo IV a.C.,o Reino de Kush foi conquistado pelo Reino de Aksum.
2)Cite duas características do reino de Aksum.
R:Importante atividade comercial entre varias regiões,adotou o cristianismo.
3)Quais eram as diferenças e semelhanças entre o Reino de Gana e o de Mali?
R:O Reino de Gana surgiu na região atual Mauritânia,por volta do seculo IV,e foi fornecedor de ouro para a Europa e regiões mediterranas.
O Reino de Mali destacou-se entre os seculos XII E XV,na região Ocidental da Africa e ampliou seus domínios do interior do Saara a costa Atlântica.Tabém eram fornecedores de ouro, algodão sal e tecidos.
4)Cite três reinos africanos surgidos no continente e que estabeleceram contatos com os europeus, a partir do seculo XV.
R:Os Reinos do Songai,do Benin e do Congo.
5)Quais eram as características da escravidão africana anterior a chegada do islamismo e,principalmente,dous europeus?
R:A escravidão era praticada quase sempre de forma domestica,com importância relativa na vida social.
Os escravos estavam integrados a vida familiar,representando prestigio e o poder para seus proprietários.As pessoas eram escravizadas por vários motivos,como punição e crimes,dividas,guerra.
6)Que aspectos da escravidão e do trafico de escravos se transformaram a partir da chegada dos islâmicos e dos europeus?
R:O trafico e a escravidão ganhavam novas dimensões,porque foram articuladas a grandes rotas comerciais (a transaariana e mediterrânea para os islâmicos, e a rota Atlântica para os europeus).Isso ampliou fortemente a quantidade de escravos traficados entre os seculos VII E XIX,uma vez que essa transação comercial rendia altos lucros.