• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cairofreitasferreira
  • Perguntado 7 anos atrás

A didática no Brasil apresenta muitas semelhanças com o panorama atual, mas também algumas especificidades. Conhecer a história da didática em nosso contexto nos possibilita perceber o quanto já avançamos, bem como traçar os novos rumos que a didática deve tomar a fim de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem de real qualidade, ou seja, a didática tem um olhar avançado para cada época. Ela se preocupa com a utilidade, a validade e ainda a eficiência deste método. Um docente pode ser metodológico sem ser didático, mas nunca será didático sem ter métodos. A didática, obrigatoriamente, precisa da metodologia. Sobre a história da didática no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Na Pedagogia Tradicional, a didática é sinônimo de regras. Nesta concepção, teoria e prática encontram-se em campos opostos.
( ) Em 1932, o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova é lançado se opondo à Pedagogia Tradicional.
( ) A educação formal no Brasil inicia em 1549, com a chegada dos jesuítas.
( ) Na década de 1960, inicia-se a Pedagogia Tecnicista. O conceito de didática a partir daí passa a se relacionar diretamente com a eficiência e a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: PILETTI, C. Didática geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2000.
a) F - F - V - V.
b) V - V - V - V.
c) V - F - F - V.
d) F - V - V - F.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
6

b) V - V - V - V.

A educação no Brasil, está presente desde a chegada dos jesuítas, por meio da educação formal, em instituições escolares, embora o modelo educacional ainda fosse reprodutivista da cultura portuguesa.

Já a tendência tradicional inicia-se posteriormente e perdura até a criação do Manifesto dos Pioneiros, que visava uma tendência libertadora, até os anos 60, com a implementação da ditadura militar, que prima pela tendência tecnicista.

Perguntas similares