Respostas
Resposta:
A urina é formada nos rins, mais precisamente no néfron. Em cada rim existe aproximadamente um milhão de néfrons, estruturas conhecidas também como unidades funcionais dos rins.
Cada néfron é formado pelo corpúsculo renal e pelos túbulos renais. O corpúsculo renal é formado pelo glomérulo e pela cápsula de Bowman. Os glomérulos são vários capilares que estão completamente enovelados. Esses capilares são envoltos pela cápsula de Bowman. O túbulo renal, por sua vez, é formado por três partes: o túbulo proximal, a alça de Henle e o túbulo distal.
Explicação:
Resposta:
O sistema urinário humano é formado basicamente por dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.
Os rins estão ligados ao sistema circulatório. O sangue chega aos rins pela artéria renal e então forçado pela pressão parte do plasma (água e partículas pequenas nela dissolvidas, como sais minerais, ureia, ácido úrico, glicose) sai dos capilares que formam os glomérulos e cai na cápsula glomerular. Em seguida passa para o túbulo renal. (essas estruturas formam os néfrons)
Substâncias úteis como água, parte da glicose e dos sais minerais, contidas nesse líquido, atravessam a parede do túbulo renal e retornam à circulação sanguínea. O hormônio ADH é responsável pela reabsorção de água. O que resta nos túbulos é uma pequena quantidade de água e resíduos, como a ureia, ácido úrico e amônia.
A urina segue para a bexiga pelos ureteres e mais tarde sairá do corpo pela uretra.
Explicação: