Uma organização pública tem as suas particularidades, no que diz respeito à formação de sua cultura. Podemos dizer, inclusive, que essas organizações possuem um vácuo cultural, em que o mito organizacional passa a ser situacional, o que dificulta a constituição e existência de uma cultural dominante.
VARGAS, E. C.; MANTOVANI, M. T. S. R. Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa que justifique “por que” isso acontece.
Alternativas
Alternativa 1:
Não há como falar em cultura organizacional em organizações públicos, pois, essas não possuem cultura.
Alternativa 2:
Em organizações públicas, a cultura é formada com base na visão de quem está na base do comando, pois, são essas pessoas que tornam a cultural forte nesses ambientes.
Alternativa 3:
A dificuldade em fortalecer a cultura em organizações públicas se ampara no fato de que as lideranças são permanentes, não havendo, assim, influências de diferentes indivíduos.
Alternativa 4:
Como a cultura é formada com base na visão dos fundadores ou dirigentes da empresa, em organizações públicas, os gestores mudam a cada eleição, então a cultura se torna mais individualista.
Alternativa 5:
A cultura em organizações públicas é formada pelos fundadores dessas organizações. Então, os membros precisam sempre buscar quem iniciou a história da instituição, o que, com o advento da internet, é razoavelmente fácil.
Respostas
Resposta:
alternativa 4
Explicação: pag 67
A alternativa correta é: Alternativa 4: Como a cultura é formada com base na visão dos fundadores ou dirigentes da empresa, em organizações públicas, os gestores mudam a cada eleição, então a cultura se torna mais individualista.
As empresas públicas geralmente são locais onde predomina o apadrinhamento político, relações de privilégios e favorecimentos pessoais, possuindo estruturas extremamente burocráticas e hierarquizadas onde há uma grande resistência por mudanças e a Gestão Pública proporciona, sobretudo, serviços dos quais ela detém o privilégio exclusivo, o que facilita para que sejam produzidos de maneira ineficiente. A cultura desse ambiente tende a se modificar conforme a mudança de comando, que acontece a cada eleição, o que contribui para que não ocorra uma solidez e nem a aprovação ou aderência por parte dos funcionários.
Espero ter ajudado!