A Antropologia e a História questionam a noção de descobrimento, uma vez que o território brasileiro já era habitando antes da chegada dos colonizadores. Nesse sentido, podemos dizer que ocorreu uma invasão, seguida de uma conquista. Isso porque a conquista do continente americano revelou aos europeus a existência de uma população até então desconhecida.
LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 2.(ebook Unidade 2)
Avalie as afirmações abaixo:
I. A população indígena brasileira sofreu a perda de sua cultura devido a processos de subordinação aos portugueses, no século XVI.
II. No século XX, a convivência entre índios nativos e invasores portugueses tornou-se amigável.
III. Estudos sobre a demografia indígena indicam que antes do descobrimento existiam mais de mil povos indígenas e hoje existem aproximadamente 227 etnias.
É correto afirmar que:
I, II e III
II e III.
I e III.
I e II.
Todas as afirmações estão incorretas.
Respostas
I e III.
Podemos definir Franz Boaz como um dos grandes pensadores da antropologia moderna e seu início na história.
Durante o período em que Boaz estava em atividade, o estudo da antropologia era dominado pela teoria da linguagem e raça, da mesma forma que cultura e raça eram fenômenos independentes. Este contexto deu base a crítica do antropólogo a ortogênese, hipótese em que a vida tem uma propensão inata para evoluir de forma linear devido há alguma força interna ou externa, teoria que predominava entre os antropólogos da época.
O pensamento de Boaz também estabelece a autonomia relativa do fenômeno cultural, a partir daí, rejeitando o determinismo e apresentando a influência do meio ambiente e fatores biológicos como parte integrante na composição das sociedades
Resposta:
I E III.
Explicação: