Respostas
Veja só o que você não pode deixar de avaliar no imóvel usado:
1. Conheça bem a região
Dedique algum tempo para andar pelo bairro. Veja quais comércios e serviços existem, se há meios de transporte com acesso fácil, se o bairro é tranquilo ou barulhento. Converse com moradores da região e pergunte se eles gostam de viver por lá.
2. Se tiver que escolher, visite durante o dia
Assim você repara em problemas que nem sempre estão visíveis à noite, como infiltrações, mofo e rachaduras. Anote os problemas presentes nas instalações do imóvel e coloque os orçamentos dos reparos no valor da compra.
3. Cheque fatores externos
Veja quais cômodos recebem mais e menos luz solar, e abra as janelas para sentir se o imóvel tem uma boa ventilação. Não compre o imóvel se estiver dúvidas sobre a localização e os fatores citados acima.
4. Acenda as luzes
Isso serve para você descobrir se existe algum problema elétrico, caso a iluminação fique oscilando. Teste as tomadas e ligações internas do imóvel para identificar problemas com a instalação elétrica.
5. Abra as torneiras
Se a água não sair com força ou sair em pequena quantidade, você pode desconfiar de problemas na tubulação. Veja todos os equipamentos hidráulicos do imóvel, inclusive descargas e chuveiros se estiverem instalados.
6. Olhe as paredes
Paredes estufadas ou descascando podem ser sinal de infiltração. Se houver papéis de parede analise o estado da colagem e anote os gastos com remoção e substituição do material.
Espero ter ajudado !!