Respostas
Resposta:
Chuva Ácida
Explicação:
Nos gases produzidos por fábricas e motores (em especial quando há queima de carvão mineral) são liberados para a atmosfera óxidos de enxofre (SO2) os quais reagem com o vapor da água produzindo ácido sulfúrico (H2SO4), que é diluído na água da chuva e dando origem a chuva ácida, com pH muito ácido.
Resposta:
Explicação:
A chuva ácida é um fenômeno que surgiu com a crescente industrialização do mundo, em relação direta com a poluição do ar, manifestando-se com maior intensidade e maior abrangência nos países desenvolvidos. Não obstante, tal fenômeno começa a manifestar-se também em pontos isolados, em países como o Brasil.
Quando o pH da chuva atinge níveis inferiores a 4,5, ela se torna uma questão ambiental - toda precipitação contém naturalmente certo nível de acidez (pH abaixo de 7). Nos últimos anos, o fenômeno tem se tornado mais intenso, já que o consumo de combustíveis fósseis, uma das razões de sua formação, vem se acentuando. Como não existem perspectivas ou solução viável, em médio prazo, de alteração expressiva de nossa matriz energética, deve persistir o problema, detalhado no infográfico.