Respostas
Resposta:
Método do Calendário, tabelinha , Ogino-Knauss: os dias férteis são calculados na base da história menstrual dos últimos seis meses.
Método do Muco Cervical (Billings): os dias férteis são os chamados dias úmidos, quando há muco cervical.
Método da Temperatura corporal basal: os dias férteis se calculam pela variação da temperatura corporal, que sobe depois da ovulação.
Método Sintotérmico: os dias férteis se calculam por um conjunto de sinais físicos, incluindo o muco cervical e a temperatura.
Método dos dois dias:também baseado na presença ou não de muco cervical, que deve ser identificado todos os dias.
Método dos dias fixos, também conhecido como o método do colar:
- Este método é o resultado de um estudo estatístico realizado com milhares de mulheres acompanhadas por um longo tempo, para detectar qual é o período fértil em todos os ciclos.
Explicação:
Os resultados mostraram que, em mulheres com ciclos mais ou menos regulares, com duração entre 26 e 32 dias, o período fértil vai do dia 8 ao dia 19 do ciclo (lembrar que o dia em que começa a menstruação é o dia 1 do ciclo).
Resposta:
Método da tabelinha (ou calendário)
É um método natural que não emprega nenhum material ou remédio. Consiste em não ter relação sexuais no período fértil, ou seja, no período mais próximo a ovulação. Portanto, só pode dar certo para mulheres que tem o ciclo menstrual bem regular. Para determinar o dia provável da ovulação, primeiro a mulher tem de saber direito qual é seu ciclo e se ele é bem regular. Para isso, deve anotar, por oito meses, pelo menos, o dia do início da menstruação. Conforme você já estudou, a ovulação ocorre, aproximadamente, 14 dias antes da próxima menstruação.
Explicação: