• Matéria: Ed. Física
  • Autor: kerollyn80
  • Perguntado 7 anos atrás

Durante a colonização, a Companhia de Jesus, uma ordem consagrada a ensinar pela constituição escrita por seus fundadores, tinha a missão de exercer os seus ministérios em todo o território que entrasse. Nesse sentido, destaca-se que o Plano de Estudos da Companhia de Jesus desempenhou um papel muito importante para a educação moderna, papel este que não pode ser diminuído ou menosprezado.

FRANCA, Leonel. O método pedagógico dos jesuítas: o Ratio Studiorum. Rio de Janeiro: Agir, 1952.

O enunciado acima nos revela que, no período da colonização, a educação se constituiu a partir dos indicativos da ordem da Companhia de Jesus, a qual tem sua importância e marco dentro da história da Didática, em especial no Brasil. Sendo assim, com posse das informações do fragmento e seus conhecimentos sobre o Plano de Estudos da Companhia de Jesus, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas:

I – Spicilegium Didactium era o manual de ensino utilizado para toda a organização das atividades desenvolvidas em todos os colégios da Companhia de Jesus.
II – Os métodos do Plano de Estudos da Companhia de Jesus compreendiam processos didáticos com a finalidade do estímulo e da transmissão dos conteúdos.
III – A metodologia apresentava flexibilização quanto aos processos de trabalho, já que o Plano de Estudos possuía uma variedade de métodos e permitia liberdade de escolha.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V.

Alternativa 2:
V, F, V.

Alternativa 3:
F, V, V.

Alternativa 4:
F, V, F.

Alternativa 5:
F, F, F.​

Respostas

respondido por: Andersongluglu
11

Resposta:

alternativa certa e: 3

Explicação: Pq o documento usado pela companhia de Jesus e Ratium Studiorum.


emilianorberto: resposta correta é a 3
patyreis2006: concordo correta 3
crdcarlosdias: boa vou de 3 tambem confirmada na pagina 28 do livro
crdcarlosdias: Quem estiver precisando de um grupo de educação fisica da unicesumar fale comigo 47 996053495
respondido por: EduardoPLopes
6

I é falsa. O Spicilegium Didactium foi um tratado desenvolvido por Comênius, pedagogo e teólogo protestante tcheco que nada teve a ver com o processo jesuítico da educação no Brasil.

II é verdadeira, compreendendo os alunos como passivos e apenas absorvedores daquilo que lhes ensinavam os professores.

III é verdadeira, embora esta escolha não fosse total, mas sim limitada a alguns modelos pedagógicos tidos como eficientes e comprovados.

É correta a alternativa 3.

Perguntas similares