Em geral, as fontes de água superficiais contêm mais impurezas que fontes subterrâneas. Justifique esta afirmação.
Respostas
Resposta:
As águas superficiais são representadas pelas drenagens e rios que coletam as águas pluviais, originadas pelas chuvas, As águas subterrâneas são aquelas que são armazenadas no interior dos maciços rochosos. Podem passar pelo estágio freático ou serem dirigidas diretamente para o interior das rochas.
As águas subterrâneas que sofrem contaminação com águas conatas, frequentemente são salobras e apresentam dureza (quantidade de sais e carbonatos) elevada, apresentando problemas para utilização em caldeiras.
As águas subterrâneas contaminadas por águas juvenis originam as denominadas águas minerais, de diversas naturezas, como fluoretadas, bicarbonatadas, etc.
Para muitas pessoas, com o decorrer do tempo reduz-se a capacidade de filtração do sangue pelos rins e podem ser desenvolvidos cálculos ou pedras renais. No organismo de alguns, a composição química da água mineralizada pode ser um dos motivos. Para outros, são segregações cálcicas, geradas pelo consumo de leite e derivados.
Por isso, atualmente, é muito incentivado o consumo de águas minerais ditas “leves” ou com baixo teor de constituintes mineralizantes, que podem ser maléficos em quantidade inapropriada para consumo humano ou para certos tipos de organismos ou condições devidas à idade cronológica.