O multiculturalismo brasileiro não é recente. Desde o início da colonização, os portugueses invadiram as terras dos povos nativos e impuseram-lhes sua religião e seus costumes. Os povos trazidos na condição de escravos também mantiveram consigo suas identidades culturais. No início do século XX o Brasil recebeu milhares de imigrantes que fugiam de regiões de conflito bélico na Europa. Na década de 2010 tivemos fluxos refugiados sírios, venezuelanos e haitianos vindo para o Brasil em busca de uma vida mais digna. Nossa história é permeada de multiculturalidade, mas:
A) o preconceito racial, velado ou explícito, ainda é presente no cotidiano de muitas pessoas no Brasil.
B) Hoje já não temos problemas com preconceitos raciais, uma vez que a legislação vigente é suficiente para garantir que nenhuma violência aconteça para esses grupos.
C) o que é mais presente é o racismo inverso, uma vez que os negros não encontram barreiras de acesso a oportunidades.
D) Os efeitos do preconceito no Brasil há estão superados, uma vez que a distribuição de riquezas é igual entre brancos, negros e indígenas.
E) não existe racismo no Brasil desde que foi abolida a escravidão.
Respostas
respondido por:
2
A alternativa A) é a correta.
O multiculturalismo é um conceito que diz respeito às questões culturais em uma sociedade, principalmente nos tempos atuais, onde a globalização permitiu que diversas culturas se encontrassem em um mesmo local, por exemplo no Brasil, um pais de dimensões continentais e que acolhe diversas culturas, porém todas sofrem preconceito.
O multiculturalismo não é uma questão de governabilidade e sim de direitos humanos e deve ser prioridade também no âmbito político, fazendo parte da agenda de transformações e promovendo questões sociais e lutas sociais.
respondido por:
0
Resposta:
RESPOSTA CORRETA
A) o preconceito racial, velado ou explícito, ainda é presente no cotidiano de muitas pessoas no Brasil.
Explicação:
APOL 100%
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás