Apesar dos avanços em relação ao cumprimento dos direitos da Constituição do Brasil de 1988, conhecida como constituição cidadã, ainda temos segregações estruturais e institucionalizadas em nossa sociedade. Os grupos que são mais marginalizados buscam formas para que seus direitos constitucionais não sejam violados.

Entre as ações de luta pela igualdade, podemos identificar:

A) Movimentos sociais como de grupos indígenas, caucasianos, classes dominantes e empresários oprimidos pelos direitos trabalhistas.
B) organização de movimentos sociais como coletivos, grupos feministas, indigenistas, LGBTI, etc.
C) Organização de coletivos por classes inferiorizadas na sociedade como a classe política, magistrados e militares das forças armadas.
D) Luta de brancos por direitos iguais já que os negros e pardos são privilegiados pelas políticas públicas e dominam a sociedade.
E) Grupos violentados pela estrutura social que lutam pela supremacia da elite burocrática.

Respostas

respondido por: avelinoadair
24

Resposta: Letra  "B"  100% apol

Explicação:

respondido por: winederrn
20

Letra B.

Porque a nossa Constituição Federal (1988) trouxe direitos, liberdades, e deveres individuais e coletivos para todos os cidadãos.

Uma dessas liberdades é representada pela livre escolha na filiação das pessoas em associações e movimentos sociais.

Nessa condição, existem algumas minorias socias que lutam por direitos e execução de políticas públicas nas áreas que defendem. Dentre estas minorias, podemos destacar: Movimento Indígena e Movimento LGBT.

Lute e acredite em seu potencial!

Perguntas similares