• Matéria: Filosofia
  • Autor: fabiolagomesfernande
  • Perguntado 7 anos atrás

As filosofias educacionais estão sempre presentes como pano de fundo da prática docente. Muitas vezes, o docente não possui muita clareza sobre as suas próprias crenças e sua visão a respeito do mundo e da natureza humana. Contudo, este seu pano de fundo filosófico, tanto se estiver implícito ou explícito, enquadra e tendencia a sua prática docente no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, a importância de se conhecer qual é a filosofia educacional que embasa a prática docente. Podemos pensar, por exemplo, no Essencialismo como uma filosofia educacional bastante presente e revelada na prática de muitos docentes. Sobre o Essencialismo, analise a sentenças a seguir:

I- O essencialismo é uma filosofia que enfatiza o tratamento de questões sociais e uma busca para criar uma sociedade melhor e uma democracia mundial, e reconhece que a educação é o meio de preparar as pessoas para criar essa nova ordem social.
II- Os essencialistas acreditam que há um núcleo comum de conhecimento que precisa ser transmitido aos alunos de forma sistemática e disciplinada.
III- Para os essencialistas, o currículo concentra-se na experiência dos alunos e na ação social em problemas reais, como a violência, a fome, o terrorismo internacional, a inflação e a desigualdade.
IV- As escolas não devem tentar definir ou influenciar as políticas, aos alunos devem ser ensinados o trabalho, o respeito pela autoridade e a disciplina e os professores devem ajudar os alunos a manter seus instintos não produtivos sob controle.

Quais as alternativas CORRETAS?

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
148

A alternativa correta é a II e IV.

O Essencialismo é uma doutrina filosófica segundo a qual os particulares têm pelo menos algumas propriedades essencialmente. Um particular tem uma certa propriedade essencialmente quando esse particular não poderia existir sem ter essa propriedade.

Essencialismo é a visão de que toda entidade tem um conjunto de atributos necessários à sua identidade e função.  No início do pensamento ocidental, o idealismo de Platão sustentava que todas as coisas têm tal "essência" - uma "idéia" ou "forma" .

Espero ter ajudado.

respondido por: Loren2020
63

Resposta: As sentenças II e IV ESTÃO CORRETAS

Explicação:

GABARITO

Perguntas similares