a) O que significa o título em latim "Surge et ambula"? Como poderíamos explicar essa escolha pela língua Latina? b) A quem o eu lírico se dirige? c) A palavra " dormes", que iniciam o primeiro e o segundo versos, e as palavras "desperta", que iniciam o nono e décimo segundo versos, estão conjugados no mesmo modo, tempo e pessoa? Explique. d) O que representa a imagem dos " corvos" no poema? e) Quais as possíveis intenções do eu lírico ao terminar seu texto com a seguinte fala "- África, surge et ambula!?f) O que temos em comum entre os poemas "Canção ao Mar" e "Surge et ambula"?
Respostas
a) Se levanta e caminha.
b) O poema dirige-se aos africanos, pedindo para que os mesmos "acordem'', para que tomem atitudes necessárias diante das explorações sofridas e da colonização.
c) Fazem o papel de guiar a leitura do poema, que começa dizendo que a África perde, por estar atrasada e termina admoestando , que ela acorde e dizendo- lhe porque é necessário.
d) A Europa ou o mundo se descreve de outra maneira como uma entidade sempre a marchar, avançar e progredir, comparando-se a "corvos negros" que presentes já estão "ansiosos" e prontos para devorar o sangue e carne do sonâmbulo africano.
e) Correlaciona o progresso nacional á fé individual, manipulando as doutrinas católicas a apoiar a sua tese.
f) Os dois poemas fazem o uso de uma metáfora alongada, seja para comparar o progresso tardio ou expressar o sofrimento por trás de um grande amor perdido.
A – O termo em latim "Surge et ambula" significa “África, levante-se!” pela língua latina. O tema tem importância na essência do poema, visto que aborda a necessidade dos africanos estarem à frente.
"Surge et ambula"
O poema foi publicado em Lisboa, com a publicação de 50 poetas africanos (1989).
Infelizmente, não há conhecimento sobre a data de publicação original, mas existem suposições de que o poema foi escrito uma década antes pelo poeta luso-moçambicano Rui de Noronha.
O poema fala sobre os problemas contemporâneos vistos pelo poeta e dirige-se aos africanos, pedindo que despertem, vejam e resolvam as seus problemas.
Leia mais sobre "Surge et ambula" em: https://brainly.com.br/tarefa/23043557
B – O eu lírico se dirige ao povo africano. Ele pede para que o povo "acorde" e tome as devidas atitudes diante das explorações que estão sofrendo e da colonização. Palavras como "acordes" e "despertes" representam que eles não entendem o que, de fato, está ocorrendo.
Povo africano
Os povos africanos podem ser considerados nômades e vagarem pelo deserto ou se fixarem em apenas um território para que possam construir grandes impérios.
Também são formados por pequenas tribos ou grandes reinos, onde o chefe político e o sumo sacerdote podem ser a mesma pessoa.
Grande parte da população africana também sofre com:
- Fome
- Miséria
- Guerras
- Desempregos
A África é o continente que apresenta os piores indicadores sociais do mundo.
Leia mais sobre os povos africanos em: https://brainly.com.br/tarefa/43880697
C – A palavra "dormes", que inicia o primeiro e o segundo verso, e "desperta", que inicia o nono e décimo segundo verso não estão conjugadas no mesmo modo, tempo ou pessoa. No segundo caso, o verbo está no modo imperativo, dando uma ordem, aviso ou sugestão ao leitor.
Modo imperativo
O modo imperativo é um dos modos verbais de conjugação da língua portuguesa, bem como o modo indicativo e o modo subjuntivo.
Ele é usado para expressar ações que exigem algo do interlocutor, por meio de:
- Ordens,
- Pedidos,
- Sugestões
- Conselhos
Leia mais sobre modo imperativo em: https://brainly.com.br/tarefa/49486909
D – No poema, a imagem dos corvos representa o povo africano.
Características de um poema
O gênero poema é escrito em versos, e estes versos são distribuídos em estrofes. Eles podem ser:
- Regulares
- Brancos
- Livres
Se composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas.
O poema também pode ser:
- Narrativo
- Dramático
- Lírico
Além destes, os principais elementos que compõem um poema são:
- Verso
- Métrica
- Estrofe
- Rima
- Ritmo
Leia mais sobre poemas em: https://brainly.com.br/tarefa/24911978
E – Ao terminar o texto com a frase "- África, surge et ambula!" o eu lírico teve a intenção de dizer para o povo africano despertar, além de alertá-los dos perigos que os cercam e serem fortes.
Eu lírico
Eu lírico é o nome que se dá à voz poética. A voz que expressa:
- Emoções,
- Sentimentos,
- Pensamentos
- Opiniões
Assim, o eu lírico, presente em todo texto poético, pode ser considerado uma criação do poeta.
Leia mais sobre eu lírico em: https://brainly.com.br/tarefa/21610625
F – Em comum entre os poemas "Canção ao Mar" e "Surge et ambula" existe o sentimentalismo diante da figura da terra e dos povos nativos.
Poema "Canção ao Mar"
O escritor do poema foi Eugênio Tavares.
A obra contém rimas, o que deixa a leitura mais dinâmica e harmônica.
O poema fala das percepções do autor no mar, além das experiências em viagens com seu pai para estudo ou passeio.
Leia mais sobre o poema Canção ao Mar em: https://brainly.com.br/tarefa/23057370
#SPJ3