Você está tentando vender o seu equipamento de som para obter algum dinheiro para uma viagem internacional que fará em breve. O aparelho funciona muito bem, e um amigo seu, que é apreciador de música, diz que se estivesse querendo comprar um desses equipamentos (mas não está), ofereceria $500 por ele. Alguns dias depois o primeiro comprador em potencial vai à sua casa para ver o aparelho. Ele o examina e faz algumas perguntas sobre o seu funcionamento. Você garante ao comprador que o equipamento está em perfeitas condições. Quando ele pergunta quanto você está pedindo, você diz que já tem uma oferta de $500. O comprador leva o aparelho por $550. É ético você dizer que tinha uma oferta de $500?
Situação 2
Você compra um novo par de calçados em uma liquidação. A nota fiscal deixa claro que o produto não pode ser devolvido. Você usa os sapatos um dia, em casa, e percebe que o tamanho não é o ideal. Você leva o par de calçados de volta para a loja. O funcionário cita a observação na nota fiscal, a qual diz que o produto não pode ser devolvido. Porém, isso não o desanima, e você começa a gritar, com raiva, reclamando do péssimo serviço oferecido pela loja. Os outros clientes começam a encarar você. O funcionário chama o gerente. Após uma conversa, ele concorda em devolver o dinheiro. Essa postura é ética? Você faria isso se fosse o cliente?
Responda às questões propostas nas duas situações acima.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
Respostas
Resposta:
1) o vendedor esta roubando o primeiro cliente ou comprador eu acho q e assim se vc q esta errado ai vc faz do seu jeito
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A resposta é contextual e depende do conjunto de princípios e valores que fundamentam a ética.
Situação 1
Dizer que você tem uma proposta de $500 configura-se uma mentira, o que pode ser entendido com um comportamento antiético. Talvez o melhor a dizer seria que você fez uma pesquisa no mercado e encontrou interessados em pagar no mínimo $500.
Situação 2
Esta não é uma postura ética, e sim uma intimidação com pressão. Não é interessante fazer isso como cliente, o melhor seria tentar negociar uma troca baseada em critérios mais objetivos e legitimáveis.
Explicação: