Marque a alternativa correta
Autoridade é um gênero ou uma simples fonte de poder. É a base de qualquer tipo de organização hierarquizada, sobretudo no sistema político. É uma espécie de poder continuativo no tempo, estabilizado, podendo ser caracterizado como institucionalizado, ou não, em que os subordinados prestam uma obediência incondicional, ao indivíduo ou a instituição detentores da Autoridade. Ou seja, a Autoridade transmite a mensagem de ordem sem dar razões ou algum argumento de justificação e os indivíduos subordinados a esta autoridade aceitam e obedecem sem questionar.
Portanto, segundo Bobbio, ainda que como tipo puro constitua a forma mais plena de poder socialmente reconhecido e aceito como legítimo, na realidade da vida social e política, a Autoridade é muitas vezes contaminada e apresenta, sob vários aspectos, uma característica de ambigüidade. Ela pode ser: a) geradora de violência, na medida em que a crença na legitimidade de alguns consente o emprego da força em relação a outros; b) pode ser ¿falsa¿ na medida em que a crença na legitimidade não é uma fonte mas uma conseqüência psicológica, que tende a esconder ou a deformar; c) pode ser apenas ¿aparente¿, na medida em que o titular legítimo do poder não detém o poder efetivo; d) e pode transformar-se em autoritarismo, na medida em que a legitimidade é contestada e a pretensão do governante em mandar se torna, aos olhos dos subordinados, uma pretensão arbitrária de mando.
Segundo Bobbio existem três formas de se classificar o poder da autoridade: a primeira é a forma coercitiva sobre a qual a autoridade estabelece suas diretrizes baseadas na aplicação de sanções físicas; a remunerativa, na qual a autoridade é baseada no controle de recursos e das redistribuições materiais; e a normativa, baseada na alocação dos prêmios e privações simbólicas.
Os conceitos a seguir representam as definições corretas de:
Poder ¿ LEGITIMIDADE. O AGENTE ¿A¿ CRÊ NO PODER DO AGENTE ¿B¿. ELE CONFIA EM ¿B¿ COMO MERECEDOR DE RECEBER A OBEDIÊNCIA.
Autoridade ¿ O AGENTE ¿A¿ OBEDECE O AGENTE ¿B¿ NÃO POR CRER NELE, MAS POR MEDO, DINHEIRO, NECESSIDADE ETC.
Ainda segundo Bobbio, uma outra e mais comum definição de autoridade considera que nem todo o poder estabilizado é autoridade, mas somente aquele em que a disposição de obedecer de forma incondicional se baseia na crença da legitimidade do poder. Ou seja, o poder da autoridade é considerado legitimo por parte dos indivíduos ou grupos que participam da mesma relação de poder. Nesta concepção, a autoridade tem o direito de mandar e os subordinados o dever de cumprir com as diretrizes proferidas pela aquela. Portanto, na autoridade, é a aceitação do poder como legítimo que produz a atitude mais ou menos estável no tempo para a obediência incondicional às diretrizes que provêm de uma determinada fonte. Obediência torna-se durável, mas não permanente, pois de tempos em tempos a legitimidade do poder desta autoridade sofre a necessidade de ser reafirmada.
Respostas
respondido por:
6
Apesar de você ter esquecido de colocar o restante da pergunta, deixarei algumas considerações importantes que podem te ajudar na resolução dela.
No campo jurídico, a autoridade de um agente público é dada de acordo com a nossa legislação. Desse modo, trata-se de uma autoridade que deve obedecer ao Princípio da Legalidade (presente na Constituição Federal), que reforça a ideia de que o agente público (independentemente da esfera de atuação) deve agir somente de acordo com o que está na lei.
Caso o agente haja em desacordo com a autoridade estabelecida pela lei, o seu ato será considerado nulo de pleno direito.
Espero ter contribuído!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás