Leia o fragmento a seguir, extraído do texto “15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, pertencente à Coletânea Ética e Sociedade.
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.
MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética, Sociedade: Unicesumar, 2019, p. 30.
A partir da leitura do texto na íntegra e dos estudos referentes ao material supracitado, é possível inferir que:
Alternativas
Alternativa 1:
Em determinadas sociedades, é admissível que as pessoas idosas recebam um tratamento excludente, considerando que essa ação não configura violação dos direitos humanos.
Alternativa 2:
Um dos objetivos de designar uma data que aborde a conscientização da violência contra idosos é incentivar, no âmbito mundial, a apresentação, o debate e o fortalecimento de variadas formas de prevenção.
Alternativa 3:
O Conselho Nacional dos Direitos dos Idosos não reconhece a atuação de qualquer município brasileiro no sentido de promover esforços que resultem em movimentos em prol dos direitos dos idosos.
Alternativa 4:
Em razão das diversas formas de violência contra a pessoa idosa e das particularidades de cada região, a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que as ações e eventos de conscientização devam ocorrer de forma isolada.
Alternativa 5:
Órgãos nacionais e internacionais mobilizam forças para que a sociedade reconheça que a violência contra os idosos não é normal e que se trata de um problema que abrange exclusivamente a falta de investimentos em assistencialismo.
Respostas
respondido por:
12
A alternativa 2 está correta.
O Estatuto do idoso, foi criado em 2003 com o intuito de regular os direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, dando direito de gozar de proteção integral, oportunidades e facilidades para sua vida em sociedade.
Sabendo disso, cabe a nós, enquanto indivíduos reclamar os direitos, dessa parcela da população, para que prevaleça o respeito e melhores condições em setores como a educação, medicina, segurança, lazer, transportes públicos.
Devemos também nos atentar para os deficientes especiais que carecem de uma estrutura melhor no serviço de transporte público, pois somente assim a manutenção será feita pelo Estado em prol de um mundo melhor.
djfjfjjf:
Você pode me ajudar na questão que eu postei aqui de português??
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás