Respostas
Resposta:
Naturalismo é um movimento artístico-cultural que atingiu às artes plásticas, literatura e teatro em meados do século XIX. O Naturalismo é considerado uma ramificação radical do Realismo, pois também tem o objetivo de retratar a realidade assim como ela é.
O Naturalismo surgiu na França, tendo como principal representante o escritor francês Émile Zola, que ficou famoso e marcou o início deste movimento artístico na Europa, com a publicação de "Germinal", em 1970. A obra de Zola fala de maneira crua e clara sobre as péssimas condições de vida dos trabalhadores das minas de carvão no interior da França no século XIX.
Uma das grandes preocupações das obras naturalistas é a relação entre o homem e as "forças da natureza". O Naturalismo teve uma forte influência da teoria do evolucionismo de Charles Darwin, entre outras correntes de pensamento científico que predominava na Europa, com o socialismo e o positivismo.
O ser humano era analisado e representado a partir de seus comportamentos patológicos, seus desejos e taras sexuais, do seu lado animalesco, da sua agressividade e das suas características fisiológicas e naturais. O homem é apenas um "fruto" da natureza. A ideia de "seleção natural" de Darwin seria o motor que motivava a transformação das espécies, de acordo com o pensamento naturalista.
Saiba mais sobre o significado de Darwinismo.
Pela primeira vez, personagens e temas polêmicos para a época, como os homossexuais, os negros, mulatos e os pobres se tornavam protagonistas principais nas histórias.
Explicação:
Naturalismo um movimento artístico-cultural que atingiu às artes plásticas, literatura e teatro em meados do século XIX. O Naturalismo é considerado uma ramificação radical do Realismo, pois também tem o objetivo de retratar a realidade assim como ela é.