QUESTÃO B
Estatística Indutiva ou Inferência Estatística é o processo de generalização, que é característico do método indutivo, está associado a uma margem de incerteza. A existência da incerteza deve-se ao fato de que a conclusão, que se pretende obter para o conjunto de todos os indivíduos analisados quanto a determinadas características comuns, baseia-se em uma parcela do total de observações. A medida da incerteza é tratada mediante técnicas e métodos que se fundamentam na Teoria da Probabilidade. É a parte da estatística que, baseando-se em resultados obtidos da análise de uma amostra da população, procura inferir, induzir ou estimar as leis de comportamento da população da qual a amostra foi retirada.
Faça a leitura do capítulo 1 do livro da disciplina de Estatística Básica, assista o vídeo aulas, e elabore um texto único, de sua autoria, definindo o que é Amostra e o que é População na estatística, enriquecendo a resposta com exemplos.
Respostas
respondido por:
1
Em estatística, quando falamos de população falamos de todos os indivíduos que existem, ou seja, aquilo que queremos entender.
Por outro lado, a amostra, que deve ser aleatória, diz respeito aos indivíduos que, fazendo parte dessa população, foram seleccionados e, se pretende, a partir destes, tirar conclusões para a população.
Assim, podemos ter alguns exemplos:
- Se pretendermos analisar a População Brasileira, a população é o total dos Brasileiros, no entanto, serão seleccionadas aleatoriamente algumas pessoas.
- Se quisermos fazer um estudo sobre a produção de determinada casta de videira a População corresponde a todas as videiras que existem dessa espécie, no entanto serão recolhidos dados apenas de algumas.
Ao facto de utilizarmos dados de uma amostra para explicar algo na população chama-se extrapolação.
Por outro, quando falamos de censos, são dados relativos a toda a população.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás