O processo produtivo capitalista proporcionou diversos benefícios e malefícios para a sociedade. Mas a principal mudança provocada por esse modo de produção foram as econômicas e as políticas. Esse processo gerou uma ampla desigualdade social, em que diversas pessoas se encontraram em uma situação de vulnerabilidade. Por conta disso, foram criadas diversas políticas públicas e diretrizes que objetivaram equilibrar as questões sociais e econômicas. Nesse período foi desenvolvida a teoria do liberalismo econômico por Adam Smith. Essa ideia se fundamenta no princípio de que o Estado não pode interferir nos aspectos econômicos de um país, já que a economia deve ser regulada pelos interesses da população. Em relação a essa ideologia, analise as assertivas a seguir.
I. A teoria do liberalismo é uma ideologia que visa gerar desenvolvimento econômico e riqueza em determinada região;
II. A livre atuação do sistema capitalista faz com que grandes empresários, comerciantes e produtores controlem a economia de uma nação de acordo com os seus interesses.
III. As nações que obedecem os preceitos do liberalismo econômico têm a sua economia influenciada pelos grandes empresários, e nesse caso o Estado busca diminuir as desigualdades tratando de diversas questões sociais.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Respostas
As afirmativas II e III estão corretas.
O controle do mercado sempre irá ocorrer, mesmo com o estado sendo enorme.
O capitalismo envolve um conjunto de medidas liberais na economia que aumentam a liberdade econômica das pessoas, permitindo que as pessoas sejam livres para produzir e usar o que é seu da forma correta.
Esse modelo econômico é o mais simples e mais benéfico para o mundo inteiro, pois os ricos ficam mais ricos e os pobres enriquecem juntos, todos que produzirem algo, terão esse algo.
As assertivas corretas sobre o processo produtivo capitalista são: II e III, apenas.
O que é o capitalismo?
O capitalismo é uma das teorias proposta para o modelo de sistema econômico, nele o principal ponto é a visão do lucro, onde por meio dele pode-se realizar a acumulação de riquezas. Sua base está na propriedade privada dos meios de produção.
Teoria econômica de Adam Smith:
Dentro da teoria de Adam Smith tem-se como elementos principais a liberdade e a propriedade privada. Considerado como o pai do liberalismo economia sua obra "a riqueza das nações" aborda elementos de crescimento econômico, livre concorrência, divisão do trabalho e outros.
O fato do Estado não interferir nos aspectos econômicos de um país podem gerar aspectos negativos como o controle da economia por parte de grandes empresários, comerciantes e produtores, que possuem livre atuação do sistema capitalista, de acordo com seus interesses.
Para mais informações sobre o capitalismo, acesse: brainly.com.br/tarefa/4716938
Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!
Correta I e II, apenas.
Feedback da resposta: Resposta incorreta. O Estado que obedece aos preceitos do liberalismo econômico não intervém até mesmo nas questões sociais de um país, como o acesso da população à educação, moradia e saúde. Nesse caso, o Estado não trata as questões sociais.