Como a construção de portos favorece a ampliação de atividades ligadas ao comércio, ao turismo e à indústria?
Respostas
Resposta:
Um porto é uma área, abrigada das ondas e correntes, localizada à beira de um oceano, mar, lago ou rio, destinada ao atracamento de barcos e navios, com o pessoal e serviços necessários ao carregamento e descarregamento de carga e ao estoque temporário deles, como instalações para o movimento de pessoas e carga ao redor do setor portuário, e, em alguns casos, terminais especialmente designados para acomodação de passageiros.
Normalmente os cálculos de estruturas portuárias para atracação dos barcos em segurança, como quebra-mares, molhes, bacias de evolução e outras são efetuados por especialistas em engenharia hidráulica utilizando-se de modelos matemáticos e de modelos físicos em laboratórios de hidráulica marítima.
Um porto que está localizado à beira de um oceano ou de um mar é constantemente chamado de porto marítimo, como em Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Leixões, Sines e Porto de Suape. À beira de um rio ou estuário é chamado um porto fluvial, como Lisboa, Aveiro, Manaus ou Belém. Já um pequeno porto destinado principalmente à recreação é mais habitualmente chamado de marina.