• Matéria: Biologia
  • Autor: kaykycesar85
  • Perguntado 7 anos atrás

De o significado dos termos:

Vertebrados
Autótrofos
Heterótrofos
Unicelulares
Pluricelulares
Endosqueleto
Exoesqueleto
Endotérmico
Exotérmico

Respostas

respondido por: dudiinhaaah
1

Os vertebrados (Vertebrata) constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.

Autotrofismo ou autotrofia, em biologia, é o termo designado aos seres vivos que produzem seu proprio alimento a partir de moléculas simples como o H₂O, CO₂, NH₃ e H₂S. Para isto, necessitam de uma fonte de energia. Os seres vivos com essa característica são chamados de autótrofos ou autotróficos

Heterotrofismo ou seres heterotróficos, refere-se àqueles seres vivos que não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento. Sua alimentação é através da ingestão de compostos orgânicos, sendo então, dependente de seres vivos autotróficos ou de outros heterotróficos para obtenção destes compostos

Um organismo unicelular é um organismo que consiste em apenas uma célula, ao contrário de um organismo pluricelular que consiste de várias células. Os organismos unicelulares que se movem são às vezes referidos como "mônadas".

Agora, os pluricelulares são os seres constituídos por diversas células e que tem diferenciação entre elas, fazendo assim com que seja capaz de formar tecidos. Animais e plantas são exemplos de pluricelulares. E algas e fungos são exemplos de multicelulares.

Endosqueleto trata-se do esqueleto interno que ocorre nos animais, em especial nos vertebrados, sendo a estrutura de sustentação ou proteção do corpo. Nos vertebrados, o esqueleto é formado por ossos e peças de cartilagem articulados a que se prendem os músculos esqueléticos, responsáveis pelos movimentos.

Em zoologia, chama-se exoesqueleto à cutícula resistente, mas flexível, que cobre o corpo de muitos animais e protistas, fornecendo proteção para os órgãos internos, suporte para os músculos e evita também a perda de água. As asas e outros apêndices dos artrópodes são formadas por expansões do exoesqueleto.

Uma reação endotérmica é uma reação química cuja energia total dos seus produtos é maior que a de seus reagentes, ou seja, ela absorve energia. Um exemplo seria a decomposição da bauxita, para obtenção de alumínio.

Uma reação exotérmica é uma reação química cuja energia é transferida de um meio interior para o meio exterior, aquecendo o ambiente consequentemente. Ou seja, ocorre liberação de calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes.

Espero ter ajudado!!❤

Perguntas similares