• Matéria: Sociologia
  • Autor: alansilvatbgmailcom
  • Perguntado 7 anos atrás

Pergunta 10,2 pts

Leia o texto a seguir:

 

De modo geral, os jesuítas concentraram suas estratégias em três áreas de ação: a conversão dos “principais”, a doutrinação dos jovens e a eliminação dos pajés. Mas, a cada passo, enfrentavam resistências, em maior ou menor grau. De fato, acompanhando os efeitos devastadores das doenças, foi a resistência indígena o principal obstáculo ao êxito do projeto missioneiro. Os jesuítas, como os demais europeus, contavam ingenuamente com a adesão cega ao cristianismo de seu rebanho brasileiro: não faltam, nos relatos quinhentistas, os batismos em massa, os supostos milagres e as dramáticas declarações de fé por parte das lideranças indígenas. Mas seus esforços nem sempre surtiram efeito, e mesmo a conversão de um chefe não a adesão de seus seguidores.

 

MONTEIRO, J. M. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, p. 47.

A partir da leitura do texto, considere as afirmações a seguir:

 

I. Os indígenas brasileiros aderiram de maneira integral à doutrinação jesuíta quando do período colonial.

II. A adesão dos índios no território brasileiro aos primados da catequese católica não se manteve constante, uma vez que os chefes tribais não possuíam total controle sobre os demais membros do grupo.

III. Durante a colonização não houve esforço por parte dos jesuítas de anular a cultura indígena através da conversão, doutrinação e extermínio dos pajés.

IV. Embora os europeus acreditassem no poder que exerciam sobre os indígenas, não conseguiram aniquilar totalmente sua cultura, pois houve resistência por parte dos índios.

 

É correto apenas o que se afirma em:

II e IV

I, II e III

II, III e IV

I e III

III e IV

 

Respostas

respondido por: Matheusieti
38

II, III e IV está correta.

É necessário se ter uma compreensão dos povos indígenas no Brasil, onde essa parcela da população que estava em maioria (em relação aos dias de hoje) no Brasil pré-colonia,  possuía seus próprios métodos de sobrevivência, seus valores, sua organização, suas formas de lidar com diversos elementos como a saúde, religiosidade etc.

Deste modo, com a chegada dos povos Europeus, os índios passaram por um processo de descobertas, onde os territórios Brasileiros foram expandidos e essa parcela indígena de grande importância para nossa cultura foi diminuindo, porém, seu legado se mantém vivo visto que originalmente somos todos parte da população indígena.


gdrocca: ta errado, é II e IV apenas
respondido por: gdrocca
60

Resposta:

II e IV

Explicação:

I. eles não aderiram de maneira integral

III. houve esforços sim

exclusão lógica: II e IV


alansilvatbgmailcom: obrigado
Perguntas similares