1) "A dominação espanhola estabelece-se a partir da extração mineral, secundada por uma agricultura de subsistência e de um complexo comercial que permita a chegada dos minerais à Espanha e dos produtos europeus à América colonial. A dominação portuguesa, após um período de extrativismo [...], passa a basear-se na produção do açúcar e na importação de escravos". "Passado o período da conquista, subjugados os nativos, os europeus montaram sua estrutura de exploração nas Américas. Embora semelhante em muitos aspectos, algumas diferenças foram se estabelecendo nas diversas áreas de colonização [...]". De acordo com o texto, o produto que esteve associado tanto ao comércio quanto à organização social da colônia brasileira foi: Alternativas: a) O pau-brasil. b) A cana-de-açúcar. c) O algodão. d) O Tabaco. e) O fumo.
Respostas
Letra B. O Pau-Brasil somente teve importância no período pré-colonial com o escambo. O algodão fez parte da economia, porém não forma efetiva para ter influência sobre a sociedade colonial, o mesmo se aplica ao tabagismo/fumo, ambos moeda de troca na África para adquirir escravizados.
Como primeiramente não foi achado metais preciosos na América Portuguesa, ao contrário de como foi na dominação espanhola, os portugueses passaram a produzir o açúcar como forma de extrair lucro da colônia. Portanto, a alternativa correta é a letra B).
Comércio da América Portuguesa
Com a falta de metais preciosos no Brasil, os portugueses adaptaram o mesmo modo de produção de haviam realizado na Ilha da Madeira, através das capitanias hereditárias e pela instalação do modelo agrícola conhecido como plantation.
O plantation baseava-se na utilização de grandes lotes de terras, conhecidos como latifúndios, para a produção da monocultura, ou seja, produção em massa de apenas um produto, que no caso do Brasil foi a cana-de-açúcar para a produção do açúcar refinado, produto escasso na Europa que gerava bastante lucro.
Saiba mais sobre "Comércio da América Portuguesa" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/871090
#SPJ2