• Matéria: História
  • Autor: jessicaCH
  • Perguntado 7 anos atrás

As leis brasileiras são baseadas em diversas tradições jurídicas, entre elas a romana da antiguidade clássica. Nesse sentido, pode-se observar que há um pessoas mais velhas teriam, em tese, uma capacidade maior de cargospolíticos importantes. Por exemplo, para exercer o cargo de Presidente da República há uma idade mínima de 35 anos e para exercer o cargo de Governador a idade mínima é de 30 anos. A partir do aspecto apontado acima, reflita e escreva no mínimo três argumentos concordando ou discordando da atual disposição legal que prevê que somente pessoas acima de 35 anos possam ser eleitas para exercer o cargo de Senador da República Brasileira.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
8

Um possível primeiro argumento neste sentido pode ser o que de uma pessoa, para ocupar um cargo socialmente importante, precisa ser dotada de conhecimentos práticos e teóricos importantes, de modo que se espera uma idade mínima dos nossos senadores, o que seria positivo.

Um segundo, contrário, é que em um modelo republicano os representantes do povo deveriam ser quem quer que o povo elegesse, independente de quaisquer critérios, pois é só a vontade popular que legitima o mandato dos políticos.

Um terceiro, novamente favorável, é a questão da representação: como são poucos senadores (três por estado) devem representar bem os seus eleitores, não podendo ser muito jovens para que não defendam posturas inaceitáveis para os mais velhos, de modo que a idade mínima de 35 anos seria adequada.

Perguntas similares