Respostas
Metais Alcalinos
É a primeira família da tabela periódica, formada pelos metais Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Frâncio (Fr) e Césio (Cs). O hidrogênio não faz parte dessa família e somente é classificado como um não-metal.
As características mais importantes dos elementos dessa família são a leveza, a reatividade, moleza e eletropositividade. Os metais reagem rapidamente com a água formando hidróxidos, que são substâncias alcalinas que liberam hidrogênio. No contato com o oxigênio eles produzem óxidos.
Metais Alcalinos-Terrosos
É a segunda família da tabela periódica e é composta pelos seguintes elementos Berílio (Be), Bário (Ba), Radio (Ra), Estrôncio (Sr), Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg). Essa família recebeu esse nome pois os seus óxidos eram chamados de terras.
As principais características desses elementos é que eles são leves, coloridos, moles e sólidos. Quando entram em contato com a água também reagem rapidamente formando hidróxidos. Quando reagem com a família dos Halogênios formam sais iônicos.
Metais de Transição
São representados na tabela periódica pelo grupo B. Os elementos que fazem parte do grupo dos Lantanídeos e os Actinídeos são considerados metais de transição interna, apesar de alguns livros não o classificarem nessa categoria por causa de suas propriedades físicas e químicas.
As propriedades químicas de um elemento vão depender de onde estão localizados os seus elétrons, nos níveis de energia mais externos. Esses metais são duros e possuem um alto ponto de ebulição e fusão. São bom condutores de calor e eletricidade. Podem formar ligas entre si.
Lantanídeos (lantanoides) – o nome desse grupo é proveniente de seu primeiro elemento chamado de lantânio (La). Eles são representados por um conjunto de elementos químicos do 6º período da tabela periódica. São conhecidos pelo nome de terras raras por serem encontrados na forma de óxidos. Esses são elementos de transição interna, assim como os actinídeos e possuem 15 elementos. Eles podem ser encontrados na crosta terrestre em minerais.
Actenídeos (actinoides) – o nome desse grupo faz referência ao primeiro elemento dessa série conhecido como Actínio (Ac). Esse grupo faz parte do 7º período da tabela periódica e é formado por 15 elementos químicos. Assim como os lantanídios são considerados metais de transição interna. Apresentam características comuns, possuem um ciclo de vida curto e todos os seus isótopos transmitem radioatividade.
Família do Boro
São chamados também de aluminóides e são semi-metais. Os elementos que fazem parte dessa família são o Alumínio (Al), o Boro (B), o Índio (In), o Tálio (Ti), o Gálio (Ga) e o Uruntrio (Uut).
Família do Carbono
O elemento Carbono, utilizado para o nome da família possui algumas propriedades que o diferem dos outros elementos como o fato de ser alotrópico e formar várias ligações. Essa família é composta pelos elementos Carbono (C), Germânio (Ge), Silício, (Si), Estanho (Sn), Chumbo (Pb) e Urunquadio (Uuq).
Família do Nitrogênio
Dos elementos dessa família, apenas o Nitrogênio possui uma molécula diatômica. Essa família é formada pelos elementos Fósforo (P), Nitrogênio (N), Arsênio (As), Bismuto (Bi), Antimônio (Sb) e Ununpentio (Uup).
Calcogênio
Essa família é composta por qualquer elemento químico do grupo 6A ou 16 da tabela periódica. Seu nome significa 'originário do cobre' e vem do grego 'khalkos' (cobre) e 'genos' (família de origem nobre). Possuem elementos não-metais e um único elemento radioativo que é o Polônio. Ele é formado pelos elementos Oxigênio (O), Telúrio (Te), Enxofre (S), Polônio (Po), Selênio (Se) e Ununhexium (Uuh).
Halogênio
Essa família é formada pelos elementos do grupo 7A ou 17 que são não-metais. São elementos capazes de formar sais. São elementos muito oxidantes e reativos com metais e não-metais, gases nobres e outras substâncias. É preciso ter cuidado com os elementos dessa família, pois eles são tóxicos e reativos e podem causar danos aos seres vivos. Os elementos que fazem parte dessa família são o Fluor (F), o Cloro (Cl), o Bromo (Br), o Iodo (I), o Astatínio (At) e o Ununséptio (Uus).
Gases Nobres
Essa família é formada pelos elementos do grupo 18 ou 0/8A e elementos pouco reativos e difíceis de se combinarem com outros átomos. Eles estão presentes em grande quantidade na atmosfera terrestre. Eles podem formar compostos com metais. Os elementos que fazem parte do grupo são Argônio (Ar), Hélio (He), Neônio (Ne), Xenônio (Xe), Criptônio (Kr), Radônio (Rn) e Ununóctio (Uuo), um gás que ainda não foi descoberto.