1)
Leia atentamente o texto a seguir:
Espaço geográfico "é o espaço absoluto, isto é, um conjunto de pontos que tem existência em si, sendo independente de qualquer coisa. É um quadro de referência que não deriva da experiência, sendo apenas intuitivamente utilizado na experiência. Trata-se de uma visão kantiana, por sua vez influenciada por Newton, em que o espaço (e o tempo) abrangem a todas as dimensões da vida. A geografia constituir-se-ia na ciência que estudaria todos os fenômenos organizados espacialmente enquanto a História, por outro lado, estudaria os fenômenos segundo a dimensão tempo." (CORREA et al., 2000, p. 18)
O trecho acima explica a concepção de espaço geográfico segundo uma das vertentes da Geografia. Qual é essa vertente?
Alternativas:
a)
Geografia Tradicional.
b)
Geografia Crítica.
c)
Geografia Quantitativa.
d)
Geografia Cultural.
e)
Geografia Humanista.
2)
"Atualmente a ampliação de nossa mobilidade não precisa depender da experiência pessoal. Vejamos um caso específico: por meio da técnica podemos nos localizar em um espaço 'desconhecido', utilizando modernos aparelhos que nos permitirão cruzar grandes distâncias sem maiores problemas. Todavia, o fato de estarmos referenciados em termos locacionais não nos permite dizer que construímos os caminhos que nos levam ao lugar. O espaço nos é familiar do modo mais distante possível, pois através da máquina procuramos evitar ao máximo a vivência do espaço, a qual constitui um elemento fundamental para produção de referências simbólicas na construção do lugar. É evidente que os aparelhos podem ajudar na localização e nos privar mais rapidamente do desconforto e da ansiedade que a sensação de 'estar perdido' pode nos trazer. Mas, a partir do momento em que os instrumentos de localização passam a substituir, ou mesmo a achatar a importância e os significados construídos através da experiência pessoal, eles nos afastam do lugar à medida que nos aproximam do local. Todavia, a conclusão de que, neste caso, a tecnologia e a consequente ampliação da mobilidade estejam 'matando' o lugar seria, no mínimo, precipitada" (BARTOLY, 2011, p. 74)
O texto trata de um aspecto do conceito de lugar, que pode ser resumido atualmente como:
Alternativas:
a)
a diferenciação entre lugar e local.
b)
o fortalecimento do lugar a partir das tecnologias.
c)
o fim do meio técnico-científico-informacional devido à "morte" do lugar.
d)
o impacto da redução dos fluxos de informação sobre as localidades.
e)
a compressão do espaço-tempo.
3)
Considere as seguintes afirmações:
I - Entre os conceitos de território e paisagem há uma diferença fundamental no que se refere à forma material como se manifestam no espaço.
OU SEJA,
II - Enquanto o primeiro é abarcado pelas formas percebidas pelos sentidos, principalmente, o segundo pode ter um caráter mais simbólico do que material.
Sobre as afirmações acima é CORRETO afirmar que:
Alternativas:
a)
As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não tem ligação com a I.
b)
As afirmações I e II são verdadeiras e a II complementa a explicação da I.
c)
A afirmação I é verdadeira e a II é falsa.
d)
A afirmação I é falsa e a II é verdadeira.
e)
Ambas as afirmações são falsas.
4)
Considere o texto a seguir:
Entre as diferentes etapas envolvidas, juntamente com a necessidade de simplificação, há uma certa ideia do real para o lento processo abstrato de mudança. Se compararmos, por exemplo, um mapa com escala 1:1.000.000 com outro em 1:1.000, no primeiro a maioria dos objetos representados são abstrações da realidade, e estradas, cidades e rios não aparecem em seu tamanho real, mas como representações simbólicas de um objeto que existe, mas que nessa escala não é visível. O mapa é, neste caso, um modelo e uma metáfora do concreto. E é aí que o conceito de escala técnica se junta ao nível conceitual, sendo esta, no fundo, uma maneira de classificar metáforas, analogias e modelos que usamos para captar a realidade.
No texto o autor trata de duas perspectivas em torno do conceito de escala, quais seriam estas perspectivas?
Alternativas:
a)
A matemática, enquanto redução das medidas do real, e a Metafórica, à medida que alguns elementos não aparecem em seu tamanho real, mas como representações simbólicas de um objeto que existe.
b)
A simplificação feita através de mapas em escala 1:1.000.000, e a Matemática feita em mapas de escala 1:1000.
c)
A macroescala, quando se representa objetos e áreas de forma simbólica, e a microescala, quando todas as representações reduções exatas sem o uso de símbolos.
d)
A Cartográfica, que se utiliza dos mapas para reduzir as medidas e representar as áreas, e a Geográfica, que nunca utiliza a matemática e apenas realiza um recorte do que vai ser estudado.
e)
A escala de precisão, na qual as medidas são rigorosamente proporcionais, e a escala de percepção, a partir da qual se observa.
Respostas
respondido por:
19
Resposta:
1 - (a) Geografia Tradicional.
2- (a) a diferenciação entre lugar e local.
3- (c) A afirmação I é verdadeira e a II é falsa.
4- (a) A matemática, enquanto redução das medidas do real, e a Metafórica, à medida que alguns elementos não aparecem em seu tamanho real, mas como representações simbólicas de um objeto que existe.
Explicação:
cabelturma2012:
todas corretas!!!!
respondido por:
2
Resposta:
Resposta:
1 - (a) Geografia Tradicional.
2- (a) a diferenciação entre lugar e local.
3- (c) A afirmação I é verdadeira e a II é falsa.
4- (a) A matemática, enquanto redução das medidas do real, e a Metafórica, à medida que alguns elementos não aparecem em seu tamanho real, mas como representações simbólicas de um objeto que existe.
Explicação:
Corrigido Pelo AVA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás