Respostas
Resposta:
1482-Chegada dos portugueses a foz do rio Congo (Zaire) dirigidos por Diogo Cão.
1494-Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha.
1575- Sublevação do Rei Ngola Kilwangy Kya Samba (às vezes, grafado de forma errada como Kiluanje), rei do Ndongo. Transformação de Angola em colónia portuguesa
1576- Fundação da cidade de "S. Paulo de Assunção de Loanda" por Paulo Dias de Novais e transformação em capital da colónia.
1590- 1a Coligacao contra os portugueses: Reino do Ndongo governado por Rei Ngola Kilwangy, reino do Congo dirigido por Nimi ne Mpunga e Jagas do Reino da Matamba. Vitorias sucessivas da coligacao culminaram com a fuga do governador colonial, Francisco de Almeida em 1593 para o Brasil.
1600- Declinio da 1a Coligacao por traicao dos Jagas da Matamba, com as guerras de "kuata-kuata" para vender escravos aos portugueses; inicio em massa do trafego negreiro em Angola.
1640- 2a Coligacao dirigida pela Rainha Nzinga Mbandi a Ngola Samba, que unifica os Reinos do Ndongo, da Matamba, de Kassange, do Congo, da Kissama e dos Dembos com ataques ao forte de Mssangano.
1641/1648- Invasão ao domínio holandês da colónia de Angola.
1656- Negociação da Rainha Nzinga Mbandi com os portugueses para libertação de sua irmã princesa Kambu (às vezes, grafado como Cambu), presa em Massangano por cerca de 10 anos.
1665- Batalha de Ambuila; declínio do Reino Kongo. A cabeça do Rei do Kongo decapitada está hoje exposta nos museus portugueses.
1784- Guerra entre colonos franceses e o exercito português em Cabinda.