• Matéria: Saúde
  • Autor: mariaeduardasan10
  • Perguntado 7 anos atrás

qual a importância do psf para a enfermagem?​

Respostas

respondido por: natan8058
0

Resposta:

No PSF o enfermeiro desenvolve atividades administrativas, educativas e de assistência básica de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, tanto na Unidade de Saúde da Família quanto na comunidade junto às famílias da área.

respondido por: stacycarvalhal53
0

Explicação:

O Programa Saúde da Família (PSF) foi criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de contribuir para o aprimoramento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) elegendo como foco de atenção a reativação da assistência primária de saúde, e estabelecimento de laços de co-responsabilidade entre os profissionais de saúde e a população (BRASIL, 1996).

Sob essa perspectiva, o Programa (PSF) faz com que a família passe a ser o objeto precípuo de atenção, entendida a partir de sua imbricação no ambiente social onde vive. Mais que uma delimitação geográfica, é nesse espaço onde se constróem as relações intra e extra- familiares, e onde se desenvolve a luta pela melhoria das condições de vida. Contribui para uma compreensão ampliada do processo saúde/doença e, portanto, da necessidade de intervenções de maior impacto e significação social. (BRASIL, 1996).

A partir da institucionalização do PSF no Estado da Paraíba, a atuação dos profissionais da equipe de saúde foi inserida no contexto Unidade básica de saúde/domicilio/família. Nesse novo contexto a família constitui parte integrante das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde do município, adotando como eixo condutor de suas ações a vigilância à saúde numa área de abrangência mais ampla..

O modelo de assistência do PSF constitui um desafio para o enfermeiro que como participante da equipe de saúde, deve levar em consideração o envolvimento do seu agir com os aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais relevantes para o processo de transição e consolidação do novo modelo da assistência à saúde.

Nesse sentido, nos propomos a investigar como o enfermeiro do PSF operacionaliza sua prática dentro do espaço UBS/domicílio/família e se a prática deste profissional tem contribuído para referendar ou reafirmar o propósito de reorganização do modelo assistencial baseado na transformação das práticas de saúde ou continua respondendo ao modelo de saúde tradicional?

Perguntas similares