epitasia é o fenômeno em que um gene (chamado epistático) inibe a ação de outro que não é seu alelo (chamado hipostatico) . Em cães labradores o alelo dominante B determina cor de pelo preto enquanto o genótipo homozigoto BB define cor marrom . Em outro cromossomo , um segundo lócus afeta uma etapa inicial na formação dos pigmentos dos pelos . O alelo dominante E nesse lócus possibilita o desenvolvimento normal da cor ( como definidos pelos genótipos B ou BB ) , mais o genótipo ee bloqueia toda a a produção de pigmentos e o cão torna se dourado . Considerando os descendentes do cruzamento de dois cães , ambos com genótipo BbEe , os filhotes de cor preta poderão apresentar genótipos : a) Bbee e BBee b) Bbee e bbee c) BBEE e BbEb d) BBEE e bbEE e) bbEE , BbEe e BBEE
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
c
Explicação:
Pra ter cor preta o labrador precisa ser:
B_, ou seja, ou BB ou Bb que é o gene que determina cor.
Além de precisar que o gene da epistasia seja E_, ou seja, EE ou Ee, porque o homozigoto recessivo inibe qualquer coloração.
Ou seja, os genótipos possíveis para o labrador serem pretos são:
BBEE
BBEe
BbEE
BbEe
Eu vou assumir que a resposta é C, embora tenha um erro, porque as outras estão erradas. Mas, qualquer coisa, verifica com a lista dos 4 genótipos possíveis.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás