Respostas
Resposta:
Colonização e povoamento da Austrália pelos europeus
O responsável oficial pelo conhecimento dos europeus quanto a Austrália é, assim, o Capitão britânico James Cook, que reclamou o vasto continente para o Reino Unido em 21 de Agosto de 1770, denominando-o Nova Gales do Sul.
Explicação:
A história da Austrália iniciou-se com a chegada dos primeiros aborígenes ao território australiano, vindos pelo mar do Sudeste Asiático entre 40.000 e 70.000 anos atrás. O primeiro desembarque conhecido de europeus na região foi efetuado pelo navegador holandês Willem Janszoon em 1606. Outros navegadores holandeses exploraram a costa oeste e sul do país no século XVII e batizaram o território como [[Nova HOLANDA] (Austrália)|Nova Gales do sul]]. Em 1770, o tenente britânico James Cook mapeou a costa leste da Austrália para a Grã-Bretanha, favorecendo a colonização de Botany Bay, em Nova Gales do Sul.
A primeira frota de colonizadores britânicos, conhecida como First Fleet, desembarcou em Botany Bay em janeiro de 1788, com a finalidade de estabelecer uma colônia penal. No século seguinte, os britânicos estabeleceram outras colônias no continente australiano e os exploradores passaram a aventurar-se em seu interior. A população de aborígenes foi sendo reduzida, em virtude de doenças introduzidas e de conflitos com colonos.
A corrida do ouro e a indústria agrícola trouxeram prosperidade à Austrália. Uma democracia parlamentarista autônoma começou a ser estabelecida ao longo das seis colônias britânicas da metade do século XIX, que votaram, em 1901, por meio de referendo, para unirem-se em uma federação. Surgia então a Austrália atual.
A Austrália lutou ao lado do Reino Unido nas duas guerras mundiais e tornou-se um aliado dos Estados Unidos quando ameaçado pelo Império do Japão durante a Segunda Guerra Mundial. O comércio com a Ásia aumentou e um programa de imigração multicultural pós-guerra recebeu mais de 6,5 milhões de imigrantes de todos os continentes. A população triplicou em seis décadas para cerca de 21 milhões em 2010, com pessoas provenientes de 200 países a sustentar a 14ª maior economia nacional do mundo