• Matéria: Português
  • Autor: expressonanet
  • Perguntado 7 anos atrás

A vós correndo vou, braços sagrados,
Nessa cruz sacrossanta descobertos
Que, para receber-me, estais abertos,
E, por não castigar-me, estais cravados.
A vós, divinos olhos, eclipsados
De tanto sangue e lágrimas abertos,
Pois, para perdoar-me, estais despertos,
E, por não condenar-me, estais fechados.
A vós, pregados pés, por não deixar-me,
A vós, sangue vertido, para ungir-me,
A vós, cabeça baixa, p'ra chamar-me
A vós, lado patente, quero unir-me,
A vós, cravos preciosos, quero atar-me,
Para ficar unido, atado e firme.

O poema lido pertence

A) à lirica GRACIOSA de Gregório de Matos, poeta barroco.
B) à lirica FECENINA de Gregório de Matos, poeta barroco.
c) à lírica FILOSÓFICA de Gregório de Matos, poeta barroco.
DI à lirica SACRA de Gregório de Matos, poeta barroco.
E) à lirica SATÍRICA de Gregório de Matos, poeta barroco.​

Anexos:

Respostas

respondido por: JhonatasLima
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Resposta:

Olá! Sua questão é uma e a foto que você postou é de outra questão..

Para a questão que você digitou:

I. O soneto apresenta metonímias que vão relacionando as partes de Cristo ("braços", "olhos", "pés", "sangue", "cabeça"), substituindo, aos poucos, o todo: Cristo crucificado. Com esse recurso, percebe-se que cada uma das partes do corpo revela uma atitude acolhedora, de bondade e de comiseração, o que assegura ao eu lírico fé e confiança.

Correta! Pois metonímia é a utilização da figura de linguagem onde a substituição da palavra está muito próximo à figura de linguagem utilizada.

II. Nesse poema, é perceptível o trabalho com figuras de linguagem representando o aspecto conceptista do Barroco. É um jogo de palavras que se desenvolve também com outros recursos, como as anáforas em "Vós" (v. 5, 9, 10,11,12 e 13), o que parece registrar o desejo do eu lírico de se encontrar com Cristo.

Errada! Pois não é expresso o desejo de encontro.

III. No soneto, nota-se uma das características típicas da estética barroca, o uso de situações ambivalentes, que permitem a dupla interpretação, como se vê nessa passagem - "braços abertos e cravados" (presos); os braços estão abertos para receber o fiel e, ao mesmo tempo, fechados para não castigá-lo pelos pecados cometidos.

Correta!

IV. O texto expõe, de maneira exemplar, ao longo dos versos decassílabos, em linguagem rebuscada, o tema do fusionismo na personificação do fiel, que reconhece os sinais do acolhimento de Cristo e, por isso, esse fiel manifesta o seu desejo de "ficar unido, atado e firme", reforçando ainda a constatação da fragilidade humana.

Errada! A linguagem não é rebuscada e não se trata de fusionismo em si.

V. Por suas idiossincrasias quanto à visão dos pares antagônicos - pecado/perdão - o poeta utiliza, no final do, poema, alguns versos livres e brancos, com os quais obtém um efeito mais leve, de caráter religioso, também cultivado pelo conceptista Padre Vieira.

Correta!

Está correto o que se afirma em:

b) I, III e IV.

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