"Para Douglass North a teoria neoclássica não foi e não tem sido eficiente em demonstrar as razões que levam às diferentes performances das economias ao longo do tempo (North, 1999). Ao discursar na entrega do Prêmio Nobel, North (1998) afirma categoricamente que esta incorre em dois erros fundamentais. Em primeiro lugar, não incorpora uma teoria das instituições e, em segundo, desconsidera a importância da história. A insatisfação do autor é com o fato de a teoria se preocupar exclusivamente com uma instituição: os mercados e as alterações que ocorrem nos preços relativos".

Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados na disciplina Economia Política, assinale a alternativa que explique corretamente a teoria institucional do desenvolvimento formulada por Douglass North:


A
North parte de uma perspectiva centrada nas instituições privadas e na sua atuação coordenada com as instituições estatais, assim as primeiras deveriam promover ações de fomento ao desenvolvimento e as segundas se concentrar em políticas públicas de assistência social.

B
North prioriza as instituições ao focar nos direitos a propriedade e na garantia dos contratos, uma vez que estes estimulam os investimentos produtivos e reduzem a incerteza futura e, assim, constituem-se em condições facilitadoras ao desenvolvimento ao reduzir os “custos de transação”.

C Para North o desenvolvimento deveria ser promovido pelas instituições econômicas do setor privado. Por conseguinte, as grandes corporações deveriam atuar, por meio de lobby, em prol da liberalização dos mercados financeiros.
D A teoria institucionalista de North delineava que o Estado deveria investir na iniciativa privada e, concomitantemente a isso, deveria buscar uma cartela de investidores internacionais para custear os setores estratégicos da economia.
E
De acordo com o pensamento de North, as instituições possuíam um papel central no processo de desenvolvimento econômico, uma vez que elas são responsáveis pela garantia dos direitos sociais e políticos, abrindo espaço para a atuação econômica do setor privado.

Respostas

respondido por: axesoldier
0

Resposta:letra B

Explicação: Depois de ter ficado relegada a segundo plano no debate econômico, a questão do desenvolvimento ressurge em novos moldes com Douglas North, que resgatou nos anos 1990 a chamada “economia institucional”, inserindo uma determinada noção de instituição nas análises econômicas. A teoria institucional do desenvolvimento construída por North coloca a garantia de contratos e da propriedade como condições facilitadoras do desenvolvimento, ao reduzirem os “custos de transação”.

Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 5. Tema 1: Abordagens sobre o desenvolvimento: o "capitalismo tardio" em análise comparada. Material para a impressão - subitem 1.1.

respondido por: joanamgalantinho
2

Alternativa B.

North foi considerado um dos fundadores da nova economia institucional, tendo recebido alguns prémios devido ao seu contributo para o estudo da economia.

Para North as instituições são essenciais ao desenvolvimento económico, devendo por isso existir um foco nos direitos da propriedade e na garantia dos contratos, pois são estes que dão estímulo à economia ao estimularem o investimento e reduzirem a incerteza.

Só assim é possível criar as condições necessárias ao desenvolvimento, com uma redução dos “custos de transação” e, este leva ao crescimento económico.

Perguntas similares