A compreensão dos processos históricos que conduziram a estruturação da escola pública no século XIX exige uma profunda crítica do movimento de produção e reprodução da vida social historicamente construída pelos homens. Em um contexto de intensas transformações decorrentes do fenômeno da urbanização acelerada e de consolidação do capitalismo industrial, a escola, firmada nos ideais burgueses e centralizada pelo Estado, passou a ser considerada um projeto de civilização: instrumento para fundar uma sociedade harmônica e capaz de resolver racionalmente seus conflitos.
Sobre a educação nacional e organização da escola pública no século XIX, julgue as asserções a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao lado da expansão da rede escolar, a educação cívica se destacava como resposta à preocupação com a formação da consciência nacional e patriótica do cidadão.
( ) A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
( ) O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
( ) O pensamento pedagógico do século XIX estava impregnada pela ideia de Estado: a estatização impôs certa centralização e uma abordagem global dos problemas educativos.
( ) O romantismo estético alemão alargou a noção de Bildung, conceito que corresponde ao desenvolvimento espiritual por meio da cultura.
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
vffvv
Explicação:
corrigida no ava.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás