Para Ricardo Antunes, sociólogo brasileiro, que desenvolve pesquisas no campo da sociologia do trabalho, a forma fabril de trabalho divide espaço com outros setores, como o de serviços. Para ele, mesmo com as novas reconfigurações no campo da produção atualmente, o trabalho do operário continua existindo. Sobre as conclusões de Ricardo Antunes na sociologia do trabalho, avalie as afirmações a seguir:
I - Ricardo Antunes reflete sobre a esfera da reprodução das relações sociais e políticas, e muito pouco desenvolve sobre o trabalho enquanto categoria ontológica do ser social.
II - Ricardo Antunes aponta que, apesar do aumento dos trabalhadores de serviço em vista da diminuição dos trabalhadores fabris, a divisão de classe baseada na posse dos meios de produção continua a existir.
III - Para Ricardo Antunes, o que se apresenta na atualidade é uma mudança dos tipos de trabalho e das especializações necessárias para realizá-los, mas não uma mudança na estrutura de poder.
Assinale a alternativa correta da questão:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
b)Apenas as afirmações I e III estão corretas.
c)Apenas a afirmação III está correta.
d)Apenas as afirmações II e III estão corretas.
e)As afirmações I, II e III estão corretas.
Respostas
respondido por:
21
A alternativa D está correta.
Ao realizar um trabalho, sobre determinada questão da realidade social, o pesquisador utiliza da pesquisa científica e da análise de dados.
Deste modo, é na construção da pesquisa de campo, que o sociólogo poderá atuar de maneira clara, levando em consideração aspectos absorvidos na coleta de dados por exemplo.
Além disso, vale ressaltar que a pesquisa científica necessita do método, e, ele, deverá ser elaborado de modo a favorecer o conjunto da obra.
amandabastosschaustz:
muito bom
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás