(UFC 2010)
Cada alternativa a seguir apresenta um trecho de Memórias póstumas de Brás Cubas em que há a presença do acento grave. Assinale a única em que o acento grave está empregado pela mesma razão por que foi usado em “desde o emplasto de Brás Cubas / à solda da opinião” (versos 56-57).
A)
“Creio que prefere a anedota à reflexão”.
B)
“Vejo-a assomar à porta da alcova, pálida, comovida”.
C)
“Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira”.
D)
“O que você quer é passar mansamente do sótão à sala de jantar”
E)
“Fui dizer à minha mãe que a escrava é que estragara o doce ‘por pirraça’”.
Respostas
Resposta é a Letra D
Nas duas frases a uma construção "de um lugar a outro" : de casa ao trabalho, do sótão a sala, é a mesma utilizada no exemplo contido no enunciado: “desde o emplasto de Brás Cubas / à solda da opinião”, sendo trocada, neste caso, a preposição “de” por“desde”.
O acento grave (crase) está empregado pelo mesmo motivo que em “desde o emplasto de Brás Cubas / à solda da opinião” é na letra D) “O que você quer é passar mansamente do sótão à sala de jantar”
Mesma construção de sentido
Podemos perceber que nas duas orações apresentadas há uma mesma construção de sentido, que representa "de um lugar para o outro". Nos dois casos há a ideia de um momento até outro. A única diferença é que a primeira oração possui a preposição "desde", enquanto que a segunda apresenta a preposição "de".
Com isso, podemos perceber que uma mesma construção de sentido pode ser realizada com a utilização de diferentes termos, como acontece com as preposições.
Veja mais sobre crase:
https://brainly.com.br/tarefa/20837068
#SPJ2