A fadiga muscular é observada em diferentes tipos de exercícios, principalmente durante esforços intensos, sendo caracterizada pela redução da capacidade de gerar força. Neste caso, as fibras musculares do tipo I são mais resistentes a fadiga muscular do que as fibras musculares do tipo II. Vários são os mecanismos que podem estar relacionados com a fadiga, sendo somados fatores neurais, resultando em fadiga neuromuscular, que considera fatores periféricos e neurais. Assinale a alternativa que está relacionada aos fatores neurais: Alternativas: a) Acúmulo de metabólitos com elevação da acidose (ex.: acúmulo de íons H+, ADP, Pi e queda do pH). b) Inibição dos íons de cálcio no filamento de troponina e hipóxia tecidual. c) Redução do fluxo de cálcio intramuscular nos túbulos transversos. d) Falha bioenergética (redução das reservas de fosfocreatina e de glicogênio muscular), redução da liberação de acetilcolina e dos processos excitação-contração. e) Diminuição da quantidade de impulsos elétricos causando a redução da capacidade de trabalho muscular, devido a fatores locais, de origem perceptual, motivacional e/ou comportamental. 2) O sarcômero é formado por um conjunto de proteínas, sendo classificadas de acordo com sua função, sendo elas: Proteínas contráteis, regulatórias e não contráteis. Para que o processo de contração muscular possa acontecer, é necessário que a dissipação da propagação do estímulo elétrico no músculo, que chega do motoneurônio-alfa, se efetive. Esse processo é chamado de: Alternativas: a) Condução. b) Sinapse. c) Aferência. d) Eferência. e) Excitação. 3) O estresse mecânico provocado pelo treinamento de força, de forma aguda ou crônica, sinaliza a via _________________que induz uma isoforma chamada de fator de crescimento mecânico (mechano growth factor, MGF), resultando na ativação subsequente da via anabólica que resulta na produção de proteínas na célula muscular. Assinale a alternativa que completa corretamente o texto. Alternativas: a) FOXO. b) mTOR Rictor. c)
Respostas
1 - e) Diminuição da quantidade de impulsos elétricos causando a redução da capacidade de trabalho muscular, devido a fatores locais, de origem perceptual, motivacional e/ou comportamental.
Ocorre a ocorrência da diminuição no fluxo de cálcio com o passar das contrações musculares, em que não é possível a ocorrência de diminuição dos impulsos elétricos, visto que o sistema muscular é um dos mais ativos.
2 - e) Excitação.
A contração muscular isométrica não resulta em movimento articular, nem em encurtamento ou afastamento relacionado às fibras musculares, sendo que não existe alteração no comprimento.
3 – IGF-1.
O estresse mecânico resultando do treinamento de força, realiza a sinalização através do IGF-1, responsável pela indução de uma isoforma denominada de fator de crescimento mecânico.
Bons estudos!