Respostas
Promover o amor incondicional das mães ajuda as crianças a superar as probabilidades
Lynda Sparks enfrentou sua parte de adversidades, mas a mãe adotiva do condado de San Diego está usando as lições que aprendeu e uma grande dose de amor incondicional para melhorar a vida de quase duas dezenas de crianças com necessidades especiais.
Sparks cuidou de mais de 20 crianças adotivas nos últimos oito anos - a maioria delas é clinicamente frágil, traumatizada ou provém de situações em que seus pais biológicos abusaram de drogas.
Neste dia das mães, ela tem cinco filhos adotivos em sua casa, incluindo gêmeos de um ano (um dos quais os médicos duvidavam que viveriam para ver seu primeiro ano) e um conjunto de três irmãos com idades entre 3, 9 e 10.
"Quando você experimenta a dor pela qual passam e vê a dor e a dor deles, é um tipo diferente de vínculo", disse Sparks. "Eles se apegaram ao meu coração."
A mãe solteira também tem três filhos adultos.
As coisas nem sempre foram fáceis para Sparks, mas ela sabe que tem muito amor para dar e esse é o presente mais importante que você pode dar a alguém.
"Sempre acreditei com amor suficiente que você pode conseguir qualquer coisa", disse ela. "Eu realmente acredito nisso e já vi isso várias vezes.
"Eu apenas sei com a quantidade certa de ajuda que essas crianças podem ser ótimos adultos."
Observar a transformação de um de seus próprios filhos levou Sparks a se tornar uma mãe adotiva.
"Eu criei meus próprios três filhos e um deles teve muitos problemas comportamentais e emocionais e foi difícil, mas ele se transformou em um ótimo adulto", disse ela.
Ela também enfrentou seu próprio trauma. Ela perdeu sua casa nos incêndios florestais de 2007. Isso forçou a realocação dela, de seus filhos e das duas meninas que ela havia acolhido na época.
Ela teve até seis filhos adotivos de cada vez. Ela começou querendo cuidar de crianças desde recém-nascidos até 5 anos de idade, mas a necessidade de lar para grupos de irmãos puxou seu coração.
"As crianças tiveram algum tipo de trauma e eu simplesmente não posso dizer não aos grupos de irmãos", disse ela. "Isso torna a vida meio louca, mas ..."
Sendo traumatizadas, as crianças geralmente requerem muita atenção, paciência e amor, mas as recompensas podem ser algo incomensurável.
A gêmea medicamente frágil de 1 ano de idade que não estava prevista para ver seu primeiro aniversário? Ela está na casa de Sparks desde novembro e agora está rastejando e fugindo, de acordo com Sparks.
"Ela está indo muito bem", disse ela. "Ela superou tudo o que eles pensavam até agora e responde a sons e cantos, além de se movimentar".
A parte difícil vem quando é hora de dizer adeus e as crianças são colocadas em um lar permanente, mas Sparks sabe que esse é o objetivo final.
"Eles estão voltando para a família e os pais realmente trabalharam com seus programas e mudaram suas vidas", disse ela. "Não importa o que aconteça, as crianças têm um vínculo com os pais e, se há alguma maneira de reunificá-las, essa é a melhor e fico feliz por elas".
Mas o vínculo com Sparks também é forte e ela conseguiu fazer parte da vida da maioria dos filhos adotivos.
"Fico em contato com muitos deles que seguiram em frente e é ótimo ver o que eles conseguiram e o progresso que fizeram".
Sparks frequenta muitos aniversários e outras funções familiares com muitos de seus ex-filhos adotivos.
Quanto ao dia das mães de 2015, ela não tem certeza do que as crianças planejaram, mas sabe de uma coisa: não está cozinhando.
Se você estiver interessado em se tornar um pai adotivo, ligue para (877) 792-KIDS ou visite o site do San Diego Foster Kids.
Em 2013, o Condado de San Diego também lançou a Campanha de Adoção de Famílias Excepcionais para recrutar famílias para atender às necessidades das crianças em um orfanato, particularmente aquelas consideradas difíceis de colocar. Essas crianças variam de idade, de bebês a adolescentes, provêm de diversas origens étnicas e pertencem a grupos de irmãos que precisam ser colocados juntos. Algumas crianças podem ter necessidades médicas, físicas ou emocionais que requerem atenção especial.