Eles aprenderão, não para a escola, mas para a vida, de forma que os jovens tornem-se enérgicos, prontos para tudo, diligentes e merecedores da atribuição de qualquer um dos deveres da vida, e ainda mais, se tiverem acrescentado à virtude uma conversação suave, e tudo tiverem coroado com o temor e o amor de Deus. Tornar-se-ão capazes de expressão e eloquência. COMENIUS, Iohannes Amos. Didactica Magna. Introdução, tradução e Notas de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. O trecho acima faz parte da obra “Didática Magna” de João Amós Comênio. No fragmento podemos compreender a perspectiva do autor sobre o processo de ensino, bem como o papel da escola na vida dos educandos. Ao considerar a compreensão do trecho e relembrar da didática de Comênio, analise as afirmações abaixo. I – A escola, a partir desse contexto, deveria ser um lugar de disputas, de meritocracia e trabalho individual. II – Neste processo os alunos teriam a oportunidade de se relacionar socialmente e de apren
Respostas
respondido por:
21
1. Correto. Segundo o texto, é evidente que a escola deve ser um local onde as práticas em coletivo, juntamente com atividades que permitam o desenvolvimento individual de cada ser, onde este será um homem íntegro, dotado de temor amor à Deus, capaz de promover variadas atividades e dotado de auto controle.
2. Incorreto. O foco no aprendizado não está direcionado para atividades sociais coletivas, mas sim, para o aprendizado individual.
respondido por:
3
Resposta:
fvv
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás