• Matéria: Português
  • Autor: thisismine02
  • Perguntado 7 anos atrás

“Falar, até papagaio fala”. Esse ditado popular circula entre as pessoas que costumam criticar aquelas que falam muito e sem reflexão sobre o que se diz, acabam não executando o que dizem que irão fazer. Ressignificando o ditado para o campo da linguística, especificamente quando esta trata os fatos de linguagem como uma especificidade exclusiva dos seres humanos, ocorre a exclusão desse campo de saber. Assim, em relação ao papagaio e apesar da sua imitação quase perfeita da fala humana, é impossível equipará-la à linguagem humana, pois tanto ele quanto as demais espécies não têm a propriedade de construir e interpretar novos sinais.

Considerando tais indagações sobre a linguagem humana e os códigos de sinais das outras espécies, leia as afirmativas que seguem:

I) O fato de o papagaio domesticado imitar os humanos e conseguir pedir um biscoito significa que também possui a capacidade inata da linguagem diferenciando-se das outras espécies de aves, ao igualar aos humanos pela sua capacidade de diálogo com seu tutor.
II) A capacidade interativa do papagaio, por meio da fala, o capacita a usar a língua de forma ilimitada, criativa e ainda variar os assuntos e adequá-los no tempo e no espaço. Exemplificando: o papagaio Ludovico da Dona Gertrudes é capaz de avisá-la que o seu neto Pedro viajou ontem e somente voltará no próximo mês.
III) Abelhas, papagaios e as demais espécies, apesar de apresentarem sentimentos que se igualam aos humanos (medo, fome, dor, etc), no que concerne à linguagem, não há como se assemelhar, pois aqueles que são domesticados, mesmo estabelecendo interações com os humanos, não conseguem aprender a fazer uso da língua articulada pelo fato de a linguagem ser considerada uma predisposição inata e exclusivamente humana.
IV) Pedro, enquanto passava o final de semana na casa da Dona Gertrudes, fez sua tarefa de língua portuguesa, a partir de um texto jornalístico. Após compreender que em “papagaios”, o morfema “s” é uma unidade significativa que determina a flexão de número plural, explicou feliz ao Ludovico mais uma descoberta sobre os mistérios da sua língua materna que também compreendeu a lição graças à transmissão cultural entre a língua dos papagaios e a dos humanos.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.
Alternativa 2:

I e III, apenas.
Alternativa 3:

I e IV, apenas.
Alternativa 4:

III, apenas.
Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: oliveiraconcursos
11

Sobre a linguagem e o aprendizado da mesma por um pássaro, é correta a ALTERNATIVA 4, apenas a afirmativa III é correta.

 

Apesar de aprender a língua o papagaio não nasce com a linguagem inata, ele não a compreende em seu significado, apenas aprende a repetir o som. Por isso a afirmativa I está errada.

 

A afirmativa II está errada, pois o papagaio não interage por fala mas repetição de sons, o som pra ele não emite uma informação a ser passada, logo estabelecendo uma limitação.

 

A transmissão de conhecimentos entre o papagaio e a dos humanos não é considerada como cultural. Por isso, a alternativa IV está errada.

 


djfjfjjf: você pode me ajudar na questão que eu postei de português??
Perguntas similares