Além da velocidade, da escala e do modo de produção das notícias falsas, que as distinguem dos princípios básicos do jornalismo, Eugênio Bucci, jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, aponta como novidade no fenômeno das "fake news" a maneira como se apresentam, revestidas de uma prosa jornalística. "A mentira é tão antiga quanto a linguagem, tão antiga quanto a cultura e a humanidade, mas o modo de fabricação de mentiras a partir da falsificação da condição jornalística posta hoje é um dado novo. E ele corrói por dentro, como um vírus, as bases da política e, com isso, afeta a democracia." Para o filósofo Pablo Ortellado, professor de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, é necessário fazer uma distinção entre erros jornalísticos e notícias maliciosamente manipuladas com a intenção de favorecer interesses políticos ou econômicos. Ortellado prefere usar o termo "notícias hiperpartidárias", que não são frutos de erro de apuração, mas destaca que há uma dificuldade de se identificar a intenção do autor do texto.
Respostas
respondido por:
48
Resposta:
I - II - III - CORRETAS
Explicação:
I - O diferencial das fake news na atualidade é a maneira como estas se valem da linguagem jornalística em sua construção. UMA LINGUAGEM MUITO BEM EDITADA.
II - O modo de produção das notícias falsas são fatores que as aproximam do fazer jornalístico, contribuindo para sua disseminação. NÃO DIZ QUE É JORNALISMO E SIM QUE AS APROXIMA DE JORNALISMO, OU SEJA, AINDA SÃO DISTINTAS AS NOTICIAS FALSA E O VERDADEIRO JORNALISMO.
III - Não se pode equiparar erros cometidos dentro do jornalismo a “notícias” que foram intencionalmente manipuladas com vistas a atender determinados interesses. CORRETO POR ISSO EXISTEM AS DESCULPAS NOS JORNAIS.
CICARELLO1967:
Concordo com a resposta.
respondido por:
22
Resposta:
Alternativa 5:
I, II e III.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás